UFLA na mídia

Minas faz Ciência homenageou Eudes de Souza Leão, engenheiro que ajudou a federalizar a ESAL, hoje UFLA

Publicado: Sexta, 21 Setembro 2018 17:04 | Última Atualização: Sexta, 21 Setembro 2018 17:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

O engenheiro agrônomo Eudes de Souza Leão, que faleceu no último sábado, 15/9, foi homenageado pela portal Minas faz Ciência. Eudes foi um pernambucano que chegou em Lavras, Minas Gerais, na década de 1960. Enviado pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de fechar a Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), ele escutou o pedido dos professores, estudantes e funcionários e, no fim, descumpriu a portaria da Presidência da República.

Escolhendo lutar pela continuidade dos cursos superiores, Eudes Leão atuou ativamente para que a ESAL fosse federalizada, o que aconteceu em janeiro de 1964. Três décadas depois, a ESAL se transformou na Universidade Federal de Lavras (UFLA), que hoje é uma das instituições de ensino e pesquisa mais importantes do País, com forte tradição na área da Agricultura. Em 2012, Eudes Leão foi nomeado professor Honoris Causa pela UFLA.

Confira a matéria sobre Eudes de Souza Leão no Minas faz Ciência: https://bit.ly/2OFnTuP

Ana Carolina Rocha (estagiágia DCOM/UFLA)

Assunto(s): ESAL