UFLA NA MÍDIA

Aplicativo que detecta sonolência ao volante desenvolvido na UFLA é destaque no Jornal da EPTV

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Quarta, 26 Setembro 2018 09:39 | Última Atualização: Sexta, 28 Setembro 2018 14:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Jornal da EPTV 2° edição do dia 25/9 destacou o aplicativo desenvolvido na UFLA para detectar sonolência em motoristas. A dissertação de mestrado que originou o aplicativo foi defendida no início deste ano. A pesquisa foi orientada pelo professor Arthur de Miranda Neto e coorientada pelo docente Danilo Alves de Lima. O aplicativo foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e está sendo testado em diferentes plataformas. Em breve estará disponível para download.

O aplicativo funciona com base em imagens capturadas pela câmera do celular. Ao identificar a face do condutor, o software segmenta e rastreia a região dos olhos em busca de parâmetros que permitam classificá-los como abertos/semi-abertos ou fechados. As classificações são usadas para calcular a proporção entre as ocorrências de olhos fechados e as de olhos abertos, sendo este o parâmetro usado nas avaliações de sonolência e adormecimento.

Clique aqui para assistir à reportagem