ESPELEOLOGIA

Resultado da Chamada Fapemig-Vale: UFLA é destaque na aprovação de projetos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 08 Outubro 2018 14:34 | Última Atualização: Segunda, 08 Outubro 2018 14:36
Gentileza solicitar descrição da imagem

Dos nove projetos aprovados na Chamada 07/2018 da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig)-Vale, seis são da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e terão recursos correspondentes a 55% do que estava previsto no edital. Serão mais de 1,5 milhão de reais destinados a estudos a serem desenvolvidos por pesquisadores da UFLA. O resultado foi divulgado em 1º/10 e contempla pesquisas na área de espeleologia.

Confira as propostas da UFLA aprovadas:

Linha de pesquisa 1 - Descrição de espécies exclusivamente cavernícolas, prioritariamente no Estado de Minas Gerais

- Descrição de Novas Espécies Troglóbias de Opiliones, Palpigradi e Isopoda. Coordenador: Rodrigo Lopes Ferreira (Departamento de Biologia)

- Besouros predadores (Carabidae) em cavernas: estado do conhecimento e descrição de espécies troglóbias. Coordenadora: Letícia Maria Vieira (Departamento de Ciências Florestais).

- Estudos taxonômicos e moleculares de espécies cavernícolas do gênero Hyalella: Descrição de novas espécies e produção de chave pictórica. Coordenadora: Alessandra Angélica de Pádua Bueno (Departamento de Biologia).

Linha de Pesquisa 2 - Estudos espeleológicos voltados à evolução da aplicação do conceito “área de influência de cavernas"

- Morcegos cavernícolas no Quadrilátero Ferrífero: padrões de movimentação em APPs e áreas de influência de atividade mineradora. Coordenador: Renato Gregorin (Departamento de Biologia).

- Definição de áreas de influência em cavernas: os mesmos métodos são aplicáveis em diferentes litologias? Coordenador: Marconi Souza Silva (Departamento de Biologia).

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) parabeniza a todos os envolvidos.

Confira o resultado na íntegra