Veículos Autônomos

Artigo da UFLA sobre características do campo de estudos da área de veículos autônomos foi publicado na Journal Transport Reviews

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 16 Outubro 2018 11:43 | Última Atualização: Terça, 21 Setembro 2021 15:44

Pesquisa multidepartamental realizada em parceria com a Universidade Paris-Saclay traz novas perspectivas sobre o que se conhece a respeito de veículos autônomos.

professor e alunos autores do artigo
Prof. Joel Yutaka Sugano (DAE) e os pós-graduandos Bruna Habib Cavazza, Fabio Antonialli e Rodrigo Marçal Gandia

Um artigo do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) foi publicado em setembro no Journal Transport Reviews, importante períodico da área de veículos autônomos, com mais de 15 milhões de membros. A pesquisa Autonomous vehicles: scientometric and bibliometric review teve início há dois anos em parceria com a Universidade Paris-Saclay.

Veículos Autônomos (VAs) são meios de transporte que não requerem nenhum tipo de controle do condutor e são alvo de grande interesse e investimento na indústria automotiva global, com vários fabricantes de automóveis já testando essa tecnologia. A intenção dos pesquisadores foi buscar na literatura de todas as áreas, através de métodos quantitativos e estatísticos, tudo que se conhece a respeito de veículos autônomos até o ano de 2017. “Nossa intenção foi saber também sobre a evolução desses campos de estudos para identificar as potenciais lacunas que podem servir para estudos futuros nessa área,” explica o doutorando em Administração Fabio Antonialli.

O artigo foi o primeiro de outras publicações ainda em construção que partem da tese de doutorado em Administração dos estudantes Bruna Habib Cavazza, Fabio Antonialli e Rodrigo Marçal Gandia, sob orientação dos professores Arthur Miranda Neto, Danilo Alves de Lima, Joel Yutaka Sugano, Andre Luiz Zambalde e da professora francesa Isabelle Nicolai. Os autores do estudo buscaram os artigos na base de dados Web of Science, resultando em um corpus de pesquisa de 10.580 artigos. O software CiteSpace também foi posteriormente usado para análise.

Os resultados da pesquisa mostraram que o campo de estudos sobre veículos autônomos é heterogêneo, estando presente em 96 categorias científicas, sendo registrada uma demanda crescente ao longo do tempo. Embora haja predominância de ciências relacionadas à evolução técnica dos veículos, como as engenharias, os pesquisadores descobriram que a “corrida” em direção à automação vai além de fatores tecnológicos, havendo necessidade de compreender aspectos mais amplos dessa indústria, como por exemplo: fatores de mercado, questões econômicas, gerenciais, éticas e legais. Por isso, os pesquisadores avaliaram que são necessários estudos futuros em temáticas pluridisciplinares para o sucesso da inserção de tais veículos no mercado.

O artigo foi apresentado no “25th Gerpisa International Colloquium. R/Evolutions. New technologies and services in the automotive industry”, em Paris. E posteriormente, aprovado no Transport Reviews Journal. O resultado foi comemorado pelos pesquisadores. “Desde o início de nossa jornada na temática dos veículos autônomos sabíamos dos desafios que iríamos enfrentar, ter o reconhecimento de nosso trabalho em um periódico como o Transport Reviews é muito gratificante”, comenta o doutorando em Administração Rodrigo Gandia.

Confira o artigo no link: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01441647.2018.1518937?journalCode=ttrv20

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.