Ir direto para menu de acessibilidade.
Veículos Autônomos

Artigo da UFLA sobre características do campo de estudos da área de veículos autônomos foi publicado na Journal Transport Reviews

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 16 Outubro 2018 11:43 | Última Atualização: Terça, 21 Setembro 2021 15:44

 Pesquisa multidepartamental realizada em parceria com a Universidade Paris-Saclay traz novas perspectivas sobre o que se conhece a respeito de veículos autônomos.

professor e alunos autores do artigo
Prof. Joel Yutaka Sugano (DAE) e os pós-graduandos Bruna Habib Cavazza, Fabio Antonialli e Rodrigo Marçal Gandia

Um artigo do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) foi publicado em setembro no Journal Transport Reviews, importante períodico da área de veículos autônomos, com mais de 15 milhões de membros. A pesquisa Autonomous vehicles: scientometric and bibliometric review teve início há dois anos em parceria com a Universidade Paris-Saclay.

Veículos Autônomos (VAs) são meios de transporte que não requerem nenhum tipo de controle do condutor e são alvo de grande interesse e investimento na indústria automotiva global, com vários fabricantes de automóveis já testando essa tecnologia. A intenção dos pesquisadores foi buscar na literatura de todas as áreas, através de métodos quantitativos e estatísticos, tudo que se conhece a respeito de veículos autônomos até o ano de 2017. “Nossa intenção foi saber também sobre a evolução desses campos de estudos para identificar as potenciais lacunas que podem servir para estudos futuros nessa área,” explica o doutorando em Administração Fabio Antonialli.

O artigo foi o primeiro de outras publicações ainda em construção que partem da tese de doutorado em Administração dos estudantes Bruna Habib Cavazza, Fabio Antonialli e Rodrigo Marçal Gandia, sob orientação dos professores Arthur Miranda Neto, Danilo Alves de Lima, Joel Yutaka Sugano, Andre Luiz Zambalde e da professora francesa Isabelle Nicolai. Os autores do estudo buscaram os artigos na base de dados Web of Science, resultando em um corpus de pesquisa de 10.580 artigos. O software CiteSpace também foi posteriormente usado para análise.

Os resultados da pesquisa mostraram que o campo de estudos sobre veículos autônomos é heterogêneo, estando presente em 96 categorias científicas, sendo registrada uma demanda crescente ao longo do tempo. Embora haja predominância de ciências relacionadas à evolução técnica dos veículos, como as engenharias, os pesquisadores descobriram que a “corrida” em direção à automação vai além de fatores tecnológicos, havendo necessidade de compreender aspectos mais amplos dessa indústria, como por exemplo: fatores de mercado, questões econômicas, gerenciais, éticas e legais. Por isso, os pesquisadores avaliaram que são necessários estudos futuros em temáticas pluridisciplinares para o sucesso da inserção de tais veículos no mercado.

O artigo foi apresentado no “25th Gerpisa International Colloquium. R/Evolutions. New technologies and services in the automotive industry”, em Paris. E posteriormente, aprovado no Transport Reviews Journal. O resultado foi comemorado pelos pesquisadores. “Desde o início de nossa jornada na temática dos veículos autônomos sabíamos dos desafios que iríamos enfrentar, ter o reconhecimento de nosso trabalho em um periódico como o Transport Reviews é muito gratificante”, comenta o doutorando em Administração Rodrigo Gandia.

Confira o artigo no link: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01441647.2018.1518937?journalCode=ttrv20 

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.