Ciência em Imagem

Confira o resultado do concurso de fotografias promovido pela Dcom

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 18 Outubro 2018 13:39 | Última Atualização: Segunda, 22 Outubro 2018 11:09
Gentileza solicitar descrição da imagem

Gabriel Sterzeck Vittori (1º lugar), Lundoi Tobias Lee (2º lugar) e Luis Roberto Batista (3º lugar) foram os selecionados na primeira edição do Concurso de Fotografia Ciência em Imagem, promovido pela Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Dcom/UFLA), com o apoio da Pró-Reitoria e Pesquisa (PRP) e da Editora UFLA.

Os autores das três melhores fotos poderão publicar um artigo sobre sua pesquisa em um e-book, a ser editado pela Editora UFLA, em linguagem destinada à comunicação pública da ciência, de até 900 palavras. O artigo deverá ser referente à pesquisa ilustrada pela fotografia selecionada.

Para integrar o e-book também foram selecionadas as fotografias dos seguintes participantes: Alex Junior Aparecido Silvestrini, Andressa Mendes de Sene, Antônio Massensini Júnior, Bruno Gomes de Carvalho, Daniel Henriques Soares Leal, Débora de Oliveira Prudente, Douglas Correa de Souza, Eduane José de Pádua, Elaine das Graças Frade, Flávio Antônio Zagotta Vital, Guilherme Vieira Pimentel, Leonardo Schiassi, Lilian de Barros Morais, Lucas Lenin Resende de Assis, Lucas Batista de Souza, Gabrielle Soares Muniz Pacheco, Marcos Neves Pereira, Maria Cecília Evangelista Vasconcelos Schiassi, Maysa Helena Toloni, Monique Louise Cassimiro Inácio, Nayara Letícia Reis, Patrícia Santos Fráguas, Pauline Freire Pimenta, Paulo Ricardo Gherardi Hein, Rafael Marlon Alves de Assis, Rafaela Corrêa Pereira, Rafaella Silva Andrade, Raphaela Aparecida Duarte Silveira, Samira Rangel do Prado Frade, Tássia Silva Tavares e Valter Pereira Romano.

Como um dos critérios de seleção para compor o e-book, era essencial que as imagens atendessem a uma resolução mínima, de forma a garantir a qualidade do material produzido a partir delas.

Além do e-book, todas as fotografias que atenderam aos critérios do edital serão divulgadas em uma exposição na Praça Dr. Augusto Silva, dia 21/10, das 9h às 12h, como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018. A exposição permanecerá aberta ao público na Capela Ecumênica da UFLA, de 22/10 a 25/10, das 8h às 18h.

O objetivo é retratar os temas de ciência por perspectivas que colaborem para a promoção da popularização da pesquisa científica. Divulgando fotografias que representam pesquisas, tecnologia e inovação, juntamente com uma pequena legenda, a UFLA promoverá mais um recurso de comunicação pelo qual a sociedade poderá ter a acesso à ciência. É também uma forma de a comunidade acadêmica compartilhar seus trabalhos de pesquisa. A ação integra as atividades do Núcleo de Divulgação Científica, projeto que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).