PARCERIA UFLA/INMETRO/CASA FIRJAN

1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes está com inscrições abertas

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 07 Novembro 2018 14:56 | Última Atualização: Quarta, 07 Novembro 2018 15:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Casa Firjan se uniram para a promoção da “1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”. O evento ocorrerá entre 26/11 e 29/11, no Rio de Janeiro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

O objetivo da Conferência é a discussão da criação de regras claras que permitam viabilizar e incentivar a adoção, de forma segura, de tecnologias relativas a veículos inteligentes. Atualmente, a automatização de veículos enfrenta desafios quanto à  regulamentação e às políticas vigentes. A expectativa é de que ministérios, órgãos de segurança viária, montadoras, fornecedores de tecnologia, profissionais da área jurídica e de seguros, bem como acadêmicos possam colaborar para o debate.

A tecnologia dos veículos autônomos tem evoluído rapidamente no Brasil, que é um dos maiores mercados automotivos do mundo. Por isso, as discussões precisam ser aprofundadas e as questões de legislação definidas.

A programação do evento inclui palestras e workshops (Veja o detalhamento da programação). O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, participará da cerimônia de abertura em 26/11. Os professores da UFLA Arthur de Miranda Neto, Joel Yutaka Sugano e Danilo Alves de Lima serão palestrantes na Conferência. Além deles, integra o Comitê Organizador o professor Sérgio Teixeira. Todos são membros, na UFLA, do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT/UFLA).

Assista ao Universidade em Foco e saiba mais sobre veículos inteligentes: