Ir direto para menu de acessibilidade.
Demanda Universal

Fapemig contempla mais de 50 projetos da UFLA em chamada pública

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 14 Novembro 2018 10:24 | Última Atualização: Quarta, 14 Novembro 2018 10:25
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve 53 projetos aprovados na Chamada 01/2018 “Demanda Universal” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), totalizando em R$1.948.011,35.

O Edital teve como objetivo financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento.

Confira os projetos aprovados:

Estudo experimental e de simulação do aquecimento, secagem e torrefação de café gourmet via micro-ondas, coordenador Irineu Petri Júnior.

Uso da nanotecnologia na modificação de adesivos para melhoria da qualidade de painéis mdp (medium density particleboard) produzidos com bagaço de cana-de-açúcar, coordenador José Benedito Guimarães Júnior.

Geração de bioenergia através de processos termoquímicos de conversão de biomassa densificada (briquetes), coordenador Tiago José Pires de Oliveira.

Os instrumentos de gestão dos recursos hídricos e a ressignificação social do valor da água na área mineira do sistema produtor de água Cantareira, coordenador Rafael Eduardo Chiodi.

Fracionamento de azeite de abacate visando à obtenção de ingredientes lipídicos para elaboração de alimentos, coordenador Cleiton Antônio Nunes.

Síntese de poliuretanas biodegradáveis contendo ciclodextrinas para adsorção eficiente de surfactantes, coordenador Guilherme Max Dias Ferreira.

Mapeamento e monitoramento do uso e cobertura do solo na Bacia do São Francisco em Minas Gerais, coordenador Fausto Weimar Acerbi Júnior.

Ultrassom como uma tecnologia de conservação visando a melhoria da qualidade de sucos de frutas tropicais, coordenadora Vanessa Rios de Souza.

Modelagem da erosão hídrica e da cobertura vegetal em florestas utilizando veículo aéreo não tripulado (vant) com sensores embarcados, coordenador Marx Leandro Naves Silva.

Maturação, fecundação e produção de embriões por injeção intrafolicular de oócitos em bovinos, coordenador José Nélio de Sousa Sales.

Influência da prática de exercícios físicos sobre a movimentação ortodôntica em camundongos, coordenador Luciano José Pereira.

Desenvolvimento de sensores para análise da qualidade de águas através de impressão 3d, coordenador Alfredo Rodrigues de Sena Neto.

Desenvolvimento de materiais não-convencionais e sustentáveis para a construção civil através da utilização de resíduos agro-industriais do Sul do Estado de Minas Gerais, coordenador Saulo Rocha Ferreira.

Ferramentas de tomadas de decisão baseadas em dados de sensores para aperfeiçoar o manejo do pastejo, coordenador Marina de Arruda Camargo Danes.

Estratégias integradas de educação alimentar e nutricional em público infanto-juvenil: do enfrentamento do biopoder à construção da autonomia dos sujeitos, coordenador Michel Cardoso De Angelis Pereira.

Múltiplos efeitos cascata sobre a biodiversidade em resposta a estrutura das paisagens da Mata Atlântica, coordenador Julio Neil Cassa Louzada.

Implicações de protocolo de potencialização pós-ativação no rendimento neuromuscular e metabólico, coordenadora Nathália Maria Resende.

Como a herbivoria múltipla de spodoptera frugiperda (smith) (lepidoptera: noctuidae) e dalbulus maidis (delong & wolcott) (hemiptera: cicadellidae) pode influenciar na manifestação de resistência de genótipos de milho crioulo?, coordenador Geraldo Andrade Carvalho.

Estudos de filmes finos magnéticos recobertos por grafeno de interesse para a spintrônica, coordenador Alexandre Alberto Chaves Cotta.

Estudo da hidrodesoxigenação de moléculas modelo representativas do bio-óleo proveniente da pirólise da biomassa usando catalisadores do tipo fosfeto de níquel e fosfetos bimetálicos, coordenador Vinicius Ottonio Oliveira Gonçalves.

Interação entre camadas em novos alotropos de carbono de estrutura laminar, coordenador Raphael Longuinhos Monteiro Lobato.

Determinação de métrica de análise de sentimentos para associação a índice de qualidade de vídeo e aplicação em plataforma de ensino, coordenadora Renata Lopes Rosa.

Pomar de cruzamentos de eucalyptus spp. para desenvolvimento de clones tolerantes ao déficit hídrico, coordenador Evandro Novaes.

Programação metabólica gerada pela restrição e hiperalimentação pós-natal: modelo de indução da obesidade e papel modulador do Ômega-3, coordenadora Isabela Coelho de Castro.

Produção Animal em pastos consorciados de brachiaria brizantha e arachis pintoi, coordenador Daniel Rume Casagrande.

Jogo Duplo de doru luteipes (dermaptera: forficulidae) em milho: entomófago x micófago, coordenadora Rosângela Cristina Marucci.

O "Cinema Novo" como experiência inovadora da formação cultural docente, coordenadora Luciana Azevedo Rodrigues.

Seleção de leveduras autóctones probióticas e seu uso como culturas iniciadoras na produção de queijos, coordenador Whasley Ferreira Duarte.

Uso de palatinose na obtenção de bananas secas previamente osmodesidratadas por diferentes processos, coordenador Jefferson L G Correa.

Análise sobre o mercado de cafés especiais em minas gerais: a construção do mercado na perspectiva dos atores e suas práticas, coordenador Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme.

Associação genômica ampla aplicada a características de adaptabilidade de touros europeus nascidos no Brasil, coordenadora Sarah Laguna Conceição Meirelles.

Responsabilidade social e exploração de recursos naturais no Brasil sob a ótica decolonial: um estudo sobre os conflitos no setor de mineração, coordenadora Flávia Luciana Naves Mafra.

Práticas mercadológicas constitutivas do mercado de cachaça: um estudo sob a ótica de seus agentes, coordenadora Valeria da Gloria Pereira Brito.

Recursos genéticos de plantas: caracterização química, potencial inseticida, antitumoral, bactericida, tripanocida, alelopático e antioxidante, coordenadora Maria Das Graças Cardoso.

Estudo de primeiros princípios das propriedades magnéticas em materiais bidimensionais, coordenador Igor Saulo Santos de Oliveira.

Silagem de Espigas de milho: um novo método para se conservar grãos para ruminantes, coordenador Thiago Fernandes Bernardes.

Fluorescência de raios-x portátil para caracterização rápida e de baixo custo de solos, plantas e efluentes, coordenador Bruno Teixeira Ribeiro.

Redes neurais artificiais e análise quimiométrica aplicadas a espectros de infravermelho próximo (nir) para detecção da adulteração intencional de alimentos e bebidas, coordenador Roney Alves da Rocha.

A assimilação de carbono em gramíneas nativas de minas gerais: desvendando características bioquímicas e anatômicas para projetar a via c4 em culturas c3, coordenador João Paulo Rodrigues Alves Delfino Barbosa.

Efeitos da administração de cumarinas na atividade física voluntária e neurogênese em camundongos, coordenador Rodrigo Ferreira de Moura.

Rede de cronologias de anéis de crescimento para estudos climáticos e ecológicos na Amazônia, coordenadora Ana Carolina Maioli Campos Barbosa.

Biofortificação agronômica de culturas agrícolas com selênio visando a produção de alimentos funcionais, coordenador Guilherme Lopes.

Suplementação de vacas de corte no terço médio da gestação sobre a fisiologia, metabolismo e produção das vacas e bezerros, coordenador Mateus Pies Gionbelli.

Equipamento portátil de fluorescência de raios-x: alternativa de baixo custo para aprimorar o mapeamento digital e a predição de classes e atributos de solos tropicais, coordenador Sérgio Henrique Godinho Silva.

Avaliação do potencial de diferentes extratos vegetais não-convencionais para elaboração de alimentos simbióticos, coordenador José Guilherme Lembi Ferreira Alves.

Imuno-proteômica de brucella abortus: potencial de antígenos recombinantes para discriminar animais vacinados dos naturalmente infectados, coordenadora Elaine Maria Seles Dorneles.

Nova tecnologia para monitorar a qualidade da semente durante a germinação, coordenador José Luís Contado.

Reconhecimento de padrões e controle inteligente de robôs móveis via interface cérebro-computador, coordenador Daniel Furtado Leite.

Controle artificial do florescimento do cafeeiro por reguladores de crescimento, coordenador Antonio Chalfun Junior.

Modularidade em linguagens dinâmicas, coordenador Ricardo Terra Nunes Bueno Villela.

Do papel à tela: um estudo sobre as narrativas digitais e a literatura infantil digital como práticas inovadoras no processo de formação dos professores alfabetizadores, coordenadora Ilsa Do Carmo Vieira Goulart.

Como sistemas de produção influenciam o microbioma antagonista a fitopatógenos causadores de doenças radiculares e a dinâmica da população de bactérias fixadoras de nitrogênio, uma abordagem para refinamento de posicionamento de agentes de biocontrole e inoculante na produção de soja e milho, coordenador Flávio Henrique Vasconcelos De Medeiros.

Modelo ammi-gblup para análise em múltiplos ambientes: inclusão de heterogeneidade de variâncias e parentesco genômico, coordenador Marcio Balestre.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção