Equipe da UFLA está na categoria ouro da maratona de programação da Embrapa Gado de Leite
Uma equipe de estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), liderada pelo professor do Departamento do Departamento de Zootecnia (DZO) Márcio Lara, foi destaque na maratona de programação promovida pela Embrapa. O grupo conquistou o terceiro lugar na categoria ouro da maratona - intitulada Vacathon. Foram cinco dias de atividades, em que 16 times de instituições de ensino superior do País avaliaram dados abertos de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Gado de Leite. A partir daí o desafio era propor projetos de software e hardware como soluções inovadoras para pecuária de leite.
O projeto da UFLA contemplado foi o Milkthing, um aplicativo que utiliza imagens 3D para estimar o consumo de leite no cocho pelos animais, de forma a ajudar no manejo alimentar. O professor Márcio considera que o desafio incentiva estudantes e professores a buscarem uma visão diferenciada e empreendedora, como ganhos para as equipes, para a Universidade e para a sociedade. "Nesse tipo de evento trabalhamos em conjunto, com estudantes de graduação e pós-graduação que fazem a diferença com o desenvolvimento de pesquisas e inovações voltadas para o produtor, ou seja, gerando melhorias na vida das pessoas. Isso é de extrema importância, pois é a UFLA impactando o ecossistema a sua volta”, reforça.
A equipe participante teve como integrantes, além do professor Márcio, os estudantes Bruno Grossi Costa Homem, Gabriel Ribeiro Oliveira, Letícia Rodrigues Faria, Julia Diane Lima Dias e Pedro Victor Soares Costa.
Ao final do evento, o chefe-geral da Embapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, enviou mensagem de agradecimento a todos os participantes, realçando a maturidade das ideias apresentadas e o empenho das equipes. "Criamos laços definitivos. Cada estudante que aqui passou criou vínculos com a Embrapa. E, esperamos cultivar estes vínculos".
Um pouco mais sobre a competição
O Vacathon integra o Ideas for Milk, um movimento criado pela Embrapa Gado de Leite. O objetivo é integrar universidades, empreendedores, desenvolvedores de softwares e hardwares e startups, de forma a incentivar o crescimento de startups que possa oferecer soluções inovadores para a área da pecuária leiteira.
A edição deste ano do Vacathon foi realizada em Juiz de Fora (MG), na sede da Embrapa Gado de Leite, entre os dias 7/11 e 11/11. A classificação geral das instituições participantes foi a seguinte:
Categoria Ouro
1º Lugar - PUC Minas - Betim
2º Lugar - UFPE
3º Lugar - UFLA
4º Lugar - UFV
5º Lugar – Instituto Metodista Granbery
Categoria Prata (em ordem alfabética)
Cefet-MG Leopoldina, Esalq e IF SP - Piracicaba, IF Sudeste MG - Juiz de Fora, PUC Minas - Belo Horizonte, UFJF
Categoria Bronze (em ordem alfabética)
IF Sudeste MG - Rio Pomba, IF Sul de Minas - Três Corações, UEG, UFMG, UFPel
Em 2017, a UFLA também participou da maratona, tendo alcançado, na época, a décima colocação, na categoria prata.