Ir direto para menu de acessibilidade.
Cafeicultura

Conheça algumas diferenças dos principais cafés que consumimos

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Sexta, 28 Dezembro 2018 09:59 | Última Atualização: Quinta, 23 Setembro 2021 14:27
imagens comparativas de cafés conilon e arábica

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Em comparação aos outros países; o Brasil ocupa o 11º lugar no ranking de consumo per capita da bebida, conforme pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Em Minas Gerais, a espécie Coffea arábica é responsável por fazer do estado o maior produtor do País. A produção nacional estimada este ano é de 45,9 milhões de sacas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Já a Coffea canephora, cuja variedade mais conhecida é o conilon e o robusta, é muito comum em lavouras do Espírito Santo, Rondônia e Bahia, e a produção nacional  estimada para 2018 é de 13,9 milhões de sacas

As diferenças entre as duas espécies são visíveis nas plantas, como explica o doutorando Thales Barcelos Resende, do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf). “ Há diferenças morfológicas das plantas; o conilon, por exemplo, possui multicaules, e suas folhas são maiores e mais onduladas, diferentemente do café arábica. ” Outra diferença apontada pelo pesquisador é em relação ao sabor. Por ter um maior teor de cafeína, o canephora possui um sabor mais amargo, sendo muito utilizado pela indústria em blends, e também para fabricação do café instantâneo.

Mesmo sendo comercializado em valores menores do que o arábica, o conilon tem sua marca na cadeia produtiva do café e,  se você não conhece  um canephora, confira o vídeo abaixo.

 Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Edição do Vídeo: Rafael de Paiva -  estagiário Dcom/UFLA  

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

 

  

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção