Ir direto para menu de acessibilidade.
revista ufla

Ciência em Prosa: confira a 2ª edição da revista de jornalismo científico da Dcom

Escrito por Pollyanna Dias | Publicado: Quinta, 21 Fevereiro 2019 11:48 | Última Atualização: Quinta, 21 Fevereiro 2019 12:02 | Acessos: 968
Gentileza solicitar descrição da imagem

Você já parou para pensar em quantas pesquisas científicas são desenvolvidas na Universidade Federal de Lavras (UFLA)? Delas, quais você conhece e poderiam facilitar a sua vida e da sociedade? Difícil responder, né?! A ciência é crucial para resolver nossos problemas ecológicos, econômicos e humanitários. A lista de desafios dos cientistas é enorme.  Um deles é popularizar o acesso da população às novas ideias.

Após meses de debates com professores de diferentes áreas do conhecimento e intenso trabalho, a Diretoria de Comunicação (Dcom/UFLA)  lançou mais uma edição da primeira revista de jornalismo científico da Universidade: Ciência em Prosa. Publicada semestralmente, a revista aborda algumas pesquisas da Instituição.

Nessa segunda tiragem, a reportagem de capa ficou por conta das pesquisas com biofortificação de alimentos desenvolvidas na UFLA, com o intuito de combater a fome oculta e a desnutrição. Além de estudos referentes às atividades cerebrais durante o sono; um método facilitador na hora da alimentação das crianças; a baixa qualidade dos suplementos “Whey Protein”; o guia astrológico do céu de Lavras; uma nova instalação de vaca leiteira que melhora a qualidade do leite; entre outros.

Ao todo, a revista propõe o debate de 15 estudos. Um número pequeno perto da tão fértil produção científica da UFLA. Hoje, pelo menos, 1.300 projetos de pesquisa estão cadastrados. Um legado construído em conjunto por professores, estudantes e outros colaboradores da Universidade, que não medem esforços para encontrar soluções em prol da sociedade. Pesquisas que vão se adensando ao longo do tempo, com fatos que vão sendo descobertos, gera inovação e novos produtos.

Se é a sociedade quem financia as pesquisas, quebrar as barreiras do linguajar científico e tornar as descobertas acessíveis ao debate público - tanto dentro quanto fora do âmbito acadêmico - é tão importante quanto divulgá-las.  Essa é a razão de ser da revista:  um produto embasado nas boas práticas do jornalismo para prover ao cidadão informação de qualidade (isenta, correta e de fácil compreensão).  Na versão online, a intenção é atingir a multidão de indivíduos que utiliza a internet para se comunicar e se expressar livremente. Impressa, a revista também é distribuída nos diversos departamentos e setores da UFLA, além de vários pontos comerciais de Lavras e região. Boa leitura!

Acesse a revista Ciência em Prosa: https://issuu.com/dcom-ufla/docs/revista_cp_2_issuu

Você quer reler a primeira edição da revista? Clique em https://issuu.com/dcom-ufla/docs/revista-ciencia-em-prosa-01-web

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.