HABILIDADES

Oficinas culinárias pela alimentação saudável – estudantes que ingressaram na UFLA em 2018 são convidados a participar

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 25 Março 2019 13:33 | Última Atualização: Quinta, 23 Setembro 2021 22:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

Um projeto desenvolvido no Departamento de Nutrição (DNU) irá oferecer oficinas de culinária a estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que ingressaram na graduação em 2018. Serão abertas três turmas, e cada uma delas terá cinco encontros, a serem realizados entre abril e maio no Laboratório de Técnica Dietética do DNU. As oficinas são gratuitas e os participantes receberão o material de apoio necessário às atividades, além de certificado de participação.

As oficinas tratarão dos temas: higienização e sanitização de frutas e verduras; cortes de vegetais; técnicas básicas de cozinhar; uso correto de medidas caseiras; preparação de refeições saborosas e nutritivas; aproveitamento integral de alimentos e rotulagem de alimentos. Os estudantes interessados devem escolher entre um dos horários das turmas disponíveis e iniciar o contato com a equipe responsável por meio do preenchimento de formulário específico.

A iniciativa é uma etapa do projeto de pesquisa Identificação e Desenvolvimento de Habilidades Culinárias em Universitários para a Promoção da Alimentação Saudável, orientado pela professora Mariana Mirelle Pereira Natividade. Os participantes estarão colaborando para a pesquisa, que tem o objetivo de identificar a qualidade da alimentação e as habilidades culinárias de universitários que cursam o 2º e o 3° períodos da graduação, bem como realizar uma intervenção que possibilite ao grupo desenvolver habilidades culinárias de forma simples e prática, contribuindo para um estilo de vida de alimentação saudável e maior autonomia em relação a produtos industrializados.

Por tratar-se de uma pesquisa, cujo público de maior interesse são os universitários sem envolvimento direto com as premissas da alimentação saudável, não podem participar estudantes dos cursos de Nutrição, Educação Física, Medicina e Engenharia de Alimentos.

Horários das turmas:

Segunda - 18h às 21h

Terça - 16h30 às 19h30

Quarta – 10h30 à 13h30

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.