ufla na mídia

Pesquisa da UFLA é destaque na EBC

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 05 Abril 2019 12:09 | Última Atualização: Quinta, 23 Setembro 2021 22:57
Gentileza solicitar descrição da imagem

Pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras (UFLA) descobriram que as fezes de antas podem contribuir com o reflorestamento de áreas degradadas. O estudo ganhou destaque no Programa Tarde Nacional - Amazônia, da EBC Rádios.

Realizada no Mato Grosso (MT), a pesquisa revelou que as antas tendem a passar mais tempo em áreas depredadas pela ação humana. Com isso, acabam contribuindo para a dispersão de sementes em uma grande extensão territorial. Para chegarem a esse ponto, os pesquisadores coletaram fezes dos animais em diferentes trechos com três níveis de depredação da floresta amazônica.

A partir da observação, encontraram nos excrementos coletados cerca de 129 mil sementes de 24 espécies diferentes de plantas, sendo que 90% das sementes encontradas foram das fezes recolhidas do trecho com maior depredação.

Esse acontecimento se dá devido ao hábito alimentar do animal. As antas possuem alimentação baseada em frutas, brotos e folhas. As sementes ingeridas são expelidas por suas fezes e, com o tempo, tendem a florescer. Assim, o maior mamífero terrestre da América do Sul se torna agente importante na regeneração das florestas.

O programa com a entrevista completa do pesquisador Lucas Paolucci você encontra no site da EBC.

Melissa Carvalho, estagiária Dcom/UFLA

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.