Ir direto para menu de acessibilidade.
Astronomia

Guia turístico do céu de Lavras - confira como observar os astros na praça Dr. Jorge em abril e maio

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 05 Abril 2019 12:27 | Última Atualização: Sexta, 05 Abril 2019 12:30 | Acessos: 1027
Gentileza solicitar descrição da imagem

Os professores do Departamento de Física (DFI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Karen Luz Burgoa Rosso e José Nogales, organizadores das oficinas Festas das Estrelas, prepararam um roteiro de observações do céu para a segunda edição da revista Ciência em Prosa, que pode levar a comunidade a uma interação maior com os astros, com o conhecimento científico e com as peculiaridades de Lavras (MG). Basta olhar para o céu nos horários e no local indicados para identificar os corpos celestes que lá estarão.

De acordo com os cientistas, o céu da cidade, com a sua geografia e arquitetura, oferece cenários espetaculares para a observação dos astros. "Até maio de 2019, teremos conjunções de estrelas, planetas e fases da lua muito bonitas de ver a olho nu. Nosso primeiro ponto turístico será o pedacinho de céu que cobre a praça Dr. Jorge e a escola municipal Álvaro Botelho.  Com ajuda da lua, nesse período, temos destaque da constelação do Homem Velho, que é formada por estrelas muito brilhantes e famosas, que são: as 3 Marias, Rigel, Betelgeuse, Saiph, Aldebaran e Bellatrix - a famosa bruxa no filme Harry Potter. Também faz parte dessa constelação o aglomerado das plêiades, que é um grupo de estrelas jovens e azuis que formam o cocar do homem velho", explica Karen.

Constelação do Homem Velho 
A figura do homem velho, ou pajé, é muito importante dentro das comunidades indígenas do Brasil, pois ele é quem ajuda a passar adiante a cultura, história e tradições dos povos. Na prática, a constelação do homem velho marca o início do verão e o começo das chuvas na cultura tupi-guarani.

Confira as datas e horários para observação:

8/4/2019 - Lua do lado esquerdo do Homem Velho e o planeta Marte entre Aldebaran e as Plêiades. No setor D, das 18h às 18h30.

9/4/2019 - Lua do lado direito do Homem Velho, perto da estrela Aldebaran e o planeta Marte. No setor D, das 18h às 18h30

9/5/2019 - Lua perto das estrelas Pollux e Castor.  Do setor C ao setor D, das 18h às 20h.

12/5/2019 -  Lua perto da estrela Regulus. Do setor A ao setor D. das 18h às 22h30

 

 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.