Pesquisa

UFLA desenvolve um software que possibilita a busca dos melhores veículos de publicação científica no mundo

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quarta, 24 Abril 2019 09:03 | Última Atualização: Quinta, 23 Setembro 2021 23:05
Professor Denilson Pereira

O Publication Venue Autorithy File (PVAF) é um software desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que possibilita uma comparação dos grupos de pesquisa com base no Índice Qualis e no Fator de Impacto das publicações científicas. Por meio do software é possível saber quais são os melhores veículos de publicação no mundo.

No Brasil, o índice de qualidade é medido pelo Qualis Capes, um sistema que objetiva classificar e avaliar a produção de publicações científicas em programas de pós-graduação. A classificação é realizada por um sistema de notas, e depende do nível de circulação (local, nacional ou internacional) e da qualidade do periódico. Os veículos são classificados por notas, chamadas de “estratos”, e a qualidade é classificada em A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5 e C. O Qualis é mantido pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O ponto de partida para o desenvolvimento do software foi com estudantes de iniciação científica da UFLA, e a última versão foi criada pelo mestrando Tiago Paraizo.

Atualmente, o trabalho está sendo executado pelo estudante de graduação Maurício dos Reis e coordenado pelo professor Denilson Alves Pereira.

O professor Denilson explica que “há muitas informações ambíguas quanto aos nomes da revista ou conferência, nome do autor, entre outras, e para facilitar a tarefa dos pesquisadores que precisam buscar revistas ou conferências para que seu trabalho seja publicado, o site desenvolvido apresenta os indicadores de qualidade dos veículos de publicação e desambigua os seus nomes”.

Além disso, o software também possibilita comparar o que você pesquisa. “Se você quer saber se o curso de Ciência da Computação da UFLA, por exemplo, está tendo um bom desempenho comparado com outras universidades, ele irá comparar as publicações”, comenta o professor.

Confira aqui o tutorial com mais informações sobre o software desenvolvido.

O PVAF é um software livre e está disponível em: http://pvaf.dcc.ufla.br/

Reportagem: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom/Fapemig

Edição do vídeo: Rafael de Paiva  - estagiário  Dcom/UFLA

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.