ufla na mídia

EPTV apresenta a passarela de aço desenvolvida por estudantes da UFLA que venceram concurso nacional

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 08 Mai 2019 10:37 | Última Atualização: Segunda, 27 Setembro 2021 10:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Lavras (UFLA) venceram a 1º edição do concurso realizado pelo Centro Brasileiro da Construção de Aço (CBCA), com apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O modelo da passarela desenvolvido pelos estudantes Bruno Marani, Guilherme Silveira, Jéssica Soares e João Victor Pereira destacou-se em praticidade, agilidade na montagem e acessibilidade.

Normalmente, as passarelas são construídas em concreto rústico e não dispõem de corrimão adequado ao uso por idosos e pessoas com deficiência. A passarela desenvolvida pelos estudantes perpassou todos os problemas atuais das estruturas brasileiras e apresentou iluminação, pisos táteis, rampa para possibilitar a passagem de cadeirantes e uma redução do número de degraus. O material utilizado (o aço) é reciclável e fácil de ser encontrado no mercado na maior parte do Brasil.

O projeto vencedor poderá ser executado pelo DNIT, tornando-se realidade a construção da passarela projetada, a quem serão atribuídos os respectivos créditos e direitos autorais morais.

Confira a matéria do jornal da EPTV dessa terça-feira (7/5) sobre a passarela

Matéria da pesquisa: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom/Fapemig

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.