Ir direto para menu de acessibilidade.
Produção de Artigos

Pesquisadores da UFLA participam de Workshop de Publicação Científica

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Quinta, 09 Mai 2019 09:37 | Última Atualização: Quinta, 09 Mai 2019 09:45 | Acessos: 857
Gentileza solicitar descrição da imagem

Como escrever um artigo científico para ser publicado em um periódico de relevância internacional? Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que participaram do Workshop de Publicação Científica em parceria com American Journal Experts (AJE) dessa terça-feira (7/5), no auditório do Departamento de Biologia (DBI/UFLA), tiveram a oportunidade de conhecer técnicas para aprimorar a redação de artigos, elaborar figuras mais compreensíveis e atrativas, além escolher um periódico de alto fator de impacto para publicar seus estudos, muitos vezes, frutos de trabalhos de dissertação, tese e trabalho de conclusão de curso de graduação.

O evento foi promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) e pelo Grupo Gestor do Projeto Capes Print da UFLA, e ministrado pelo editor de Controle de Qualidade da AJE, Peter Marbais, com suporte da gerente de marketing Flávia Jaszczak. A AJE é uma empresa reconhecida internacionalmente e, atualmente, faz as traduções e revisões dos artigos científicos da UFLA.

Mais que apresentar etapas essenciais para a redação de um artigo de qualidade, Peter apresentou os principais fatores que fazem um periódico não aceitar um trabalho para publicação, como a falta de explicação dos métodos científicos utilizados e o excesso de texto. Segundo o professor, também é fundamental redigir seguindo uma sequência lógica que facilite a compreensão do estudo, que nem sempre precisa ser cronológica. “É preciso compreender que o leitor tende a memorizar melhor o que é apresentado nas primeiras e nas últimas linhas do texto, locais que devem ser priorizados para apresentar as informações mais relevantes de uma discussão”, explicou.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação e coordenador do Projeto Capes Print da UFLA, professor Rafael Pio, a publicação de artigos científicos em revistas de alto fator de impacto tem sido um tema recorrente nas atividades da UFLA, e o workshop elevou o nível de discussão. “ O tema tem sido tratado de forma intensa pela PRP e PRPG, mas foi a primeira vez com uma atividade ministrada por uma empresa estrangeira de referência e reconhecida por uma série de periódicos internacionais renomados”. O pró-reitor destaca, ainda, que o curso ministrado em inglês possibilitou a prática e reforçou a importância da prática da língua estrangeira na Universidade.

Acesse aqui o material completo da apresentação disponibilizado pela AJE.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.