UFLA NA MÍDIA

Primeiro plantio de Castanha-do-Brasil fora de região amazônica, realizado na UFLA, foi destaque do Balanço no Campo

Escrito por Melissa Carvalho | Publicado: Quinta, 06 Junho 2019 16:31 | Última Atualização: Segunda, 27 Setembro 2021 11:12
Gentileza solicitar descrição da imagem

A pesquisa sobre Castanha-do-Brasil realizada no Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras (DCF/UFLA) foi destaque na mídia mais uma vez, pelo programa Balanço no Campo desta semana.

A pesquisa teve início em Janeiro de 1996, quando a equipe de pesquisadores trouxe sementes da castanheira do Mato Grosso, para um plantio experimental.  Após 23 anos, a plantação iniciou a frutificação, tornando-se um estudo inédito de plantio do fruto fora da região amazônica.

O estudo entra agora em uma nova fase. Será observado o desenvolvimento da árvore na região de Lavras, em um período de 36 meses. O sucesso do plantio possibilitará a comercialização em diferentes regiões do Brasil e a redução dos preços.

Na entrevista para o programa, pesquisadores relataram que esse estudo assume caráter multidisciplinar e necessita agora de parcerias financeiras e cientificas. Atualmente, a pesquisa conta com um convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para aprofundar as análises dos frutos.

Veja a reportagem completa.

Texto: Melissa Carvalho - Estagiária DCOM/UFLA

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.