Ir direto para menu de acessibilidade.
Energia Cinética

Equipamento desenvolvido por pesquisador da UFLA possibilita descobrir o potencial erosivo da chuva

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 25 Junho 2019 13:52 | Última Atualização: Terça, 25 Junho 2019 15:25 | Acessos: 1068

Outros protótipos já foram construídos e estão em teste em diferentes países

pluviômetro

O Sistema Dinâmico de Pluviometria (SDP) criado pelo professor Luiz Antônio Lima, do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Universidade Federal de Lavras (DRS/UFLA) calcula a velocidade e a intensidade das gotas de chuva, identificando o potencial erosivo de precipitações naturais e artificiais. O pluviômetro móvel é constituído por coletores capazes de captar gotas de qualquer tamanho e velocidade, separando-as em classes de gotas lentas e rápidas.

O professor explica que a pesquisa sobre a erosividade da chuva desperta interesse no mundo todo, pois o estrago que ela pode causar nos solos e fazendas por meio de enxurradas e assoreamentos de rios é enorme. À diferença das equações que apenas estimam a energia cinética das chuvas, o pluviômetro é capaz de medir e determinar a velocidade das gotas de chuva.

“Quando nós temos chuva caindo em uma velocidade muito maior do que o esperado ocorre muita erosão, causando muito estrago no solo. Esse equipamento foi desenvolvido com a finalidade de determinar a energia que a chuva tem, e que pode destruir o solo. Existem protótipos do SDP mundo a fora, despertando interesse de inúmeras universidades em saber a velocidade das gotas de chuvas e querendo estimar o estrago que elas podem causar no solo”, explica o professor.

Outros protótipos já foram construídos e estão em teste, por meio de pesquisas realizadas na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, e na Universidade de Ghent, na Bélgica. O Sistema Dinâmico de Pluviometria será apresentado em um evento internacional ainda em 2019, em Belo Horizonte, como um dispositivo para analisar de que maneira a poluição atmosférica atinge gotas de chuva e se ela polui da mesma forma gotas pequenas e grandes.

Reportagem: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom/Fapemig

Edição do vídeo: Rafael de Paiva  - estagiário  Dcom/UFLA 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.