UFLA NA MÍDIA

Projeto de sucos funcionais com frutas do cerrado desenvolvido na UFLA foi destaque do Minas Faz Ciência desta semana

Escrito por Melissa Carvalho | Publicado: Terça, 02 Julho 2019 16:28 | Última Atualização: Segunda, 27 Setembro 2021 11:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nesta semana, o Minas faz Ciência trouxe em destaque uma pesquisa realizada no Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA), com o  apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), que busca a valorização dos frutos do cerrado no mercado nacional.

Frutos típicos da região do cerrado, como araçá, buriti, cajá, cagaita, mangaba e marolo são matérias-primas de sucos, doces e geleias desenvolvidos no projeto. Atualmente, são desenvolvidos sucos mistos e funcionais, que foram estudados por meio de testes físico-químicos para avaliar o valor nutricional das polpas. Durante a pesquisa, foram feitas análises sensoriais com 100 voluntários, que classificaram os sucos pela aparência, aroma, sabor e por uma impressão global do que acharam do produto. O resultado dessa análise mostrou os níveis variados de aceitação de cada fruto pelo paladar do consumidor.

Entre os seis frutos selecionados para a análise, os pesquisadores elegeram os três que apresentaram maior aceitação na avaliação para compor os sucos mistos: marolo, cagaita e mangaba. Na nova etapa do estudo, está sendo analisada a capacidade de funcionalidade do suco por meio da adição de fibras. A pesquisa também busca definir o método de conservação dos sucos para o  tratamento térmico ideal e a vida útil do produto para, assim, chegar às prateleiras dos mercados.

Leia, na íntegra, a notícia do Minas faz Ciência

Texto: Melissa Carvalho - Estagiária DCOM/UFLA

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

Assunto(s): Cerrado , sucos funcionais , frutas