Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA NA MÍDIA

Projeto de sucos funcionais com frutas do cerrado desenvolvido na UFLA foi destaque do Minas Faz Ciência desta semana

Escrito por Melissa Carvalho | Publicado: Terça, 02 Julho 2019 16:28 | Última Atualização: Terça, 02 Julho 2019 16:28 | Acessos: 169
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nesta semana, o Minas faz Ciência trouxe em destaque uma pesquisa realizada no Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA), com o  apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), que busca a valorização dos frutos do cerrado no mercado nacional.

Frutos típicos da região do cerrado, como araçá, buriti, cajá, cagaita, mangaba e marolo são matérias-primas de sucos, doces e geleias desenvolvidos no projeto. Atualmente, são desenvolvidos sucos mistos e funcionais, que foram estudados por meio de testes físico-químicos para avaliar o valor nutricional das polpas. Durante a pesquisa, foram feitas análises sensoriais com 100 voluntários, que classificaram os sucos pela aparência, aroma, sabor e por uma impressão global do que acharam do produto. O resultado dessa análise mostrou os níveis variados de aceitação de cada fruto pelo paladar do consumidor.

Entre os seis frutos selecionados para a análise, os pesquisadores elegeram os três que apresentaram maior aceitação na avaliação para compor os sucos mistos: marolo, cagaita e mangaba. Na nova etapa do estudo, está sendo analisada a capacidade de funcionalidade do suco por meio da adição de fibras. A pesquisa também busca definir o método de conservação dos sucos para o  tratamento térmico ideal e a vida útil do produto para, assim, chegar às prateleiras dos mercados.

Leia, na íntegra, a notícia do Minas faz Ciência  

Texto: Melissa Carvalho - Estagiária DCOM/UFLA

Assunto(s): Cerrado , sucos funcionais , frutas

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.