Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
comercialização de ovos

Cartilha de Legislações, criada por meio de pesquisa da UFLA, facilitará trâmites na comercialização de ovos

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Quinta, 18 Julho 2019 13:59 | Última Atualização: Segunda, 27 Setembro 2021 12:22
Ovos

O ovo, antes vilão, agora tem ganhado destaque nos meios nutricionais. Por ser um dos alimentos mais versáteis que existem, o consumo do brasileiro gira em torno de 200 ovos por ano. Tal fator tem aumentado a demanda da produção no setor avícola, processo que precisa passar pela avaliação de diversos órgãos regulamentadores. Para facilitar e agilizar todo o procedimento para o produtor, uma Cartilha de Legislações foi elaborada por meio de uma pesquisa desenvolvida pela egressa do curso de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA) Thaiany Menezes de Sousa, sob orientação da professora Luisa Pereira Figueiredo.

O estudo foi realizado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Conforme explica a professora, existe uma grande carência por parte da indústria quanto às informações relacionadas à legislação. “Os produtores de ovos sentem muita dificuldade em acessar e interpretar as legislações vigentes que regem o setor, pois são regulamentadas por diversos órgãos e estão disponíveis para consultas em diferentes plataformas”, explica.

 Quando se trata da produção e comercialização de ovos e derivados em nível federal, é necessário, inicialmente, ter o registro no Departamento de Inspeção de Produtos Animais (Dipoa), que é diretamente vinculado ao Mapa, principal órgão regulamentador desse setor. “Para comercializar, o produtor precisa possuir o registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) que garante o selo na rotulagem. Mas até chegar nesse ponto é preciso conhecer e entender um conjunto de legislações que é utilizado como base legal de todo o processo”, explica a docente.

O processo de desenvolvimento do documento iniciou com análises de rótulos, projetos de instalação, reforma e ampliação dos estabelecimentos. “Durante o estágio, Thaiany pôde conhecer as etapas e observar as dificuldades que grande parte dos produtores possui por não conhecer todas as legislações e normas que auxiliam na execução dos projetos”, disse Luisa.

A partir das informações coletadas, foi realizada uma pesquisa sobre as legislações vigentes para granjas avícolas e unidades de beneficiamento de ovos. Além disso, foi feito um estudo detalhado sobre os pontos de maior dificuldade referentes às orientações contidas nas leis. “Com a elaboração da cartilha, foi possível verificar o quanto as legislações são amplas e facilitam o funcionamento dos estabelecimentos, desde que aplicadas da forma correta”, complementa a professora.

A intenção principal da pesquisa é que todos os produtores tenham acesso às orientações contidas na cartilha, documento este que vai facilitar, orientar e assessorar os profissionais que trabalham na área.

Cartilha de legislações para estabelecimento produtor de ovos e derivados (PDF - 1,97 MB)

Texto: Caroline Batista,  jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Edição do vídeo: Rafael de Paiva  - estagiário  Dcom/UFLA

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

Assunto(s): pesquisa , cartilha , DCA , ovos
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção