Ir direto para menu de acessibilidade.
PREMIAÇÃO

Recém-formado do curso de Engenharia Química da UFLA recebe premiação em congresso de Iniciação Científica

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Terça, 06 Agosto 2019 17:59 | Última Atualização: Terça, 06 Agosto 2019 17:59 | Acessos: 702
Gentileza solicitar descrição da imagem
Aluno Marcus Bruno Fernandes Silva recebendo a premiação no congresso

O recém-egresso do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Marcus Bruno Fernandes Silva foi premiado no XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica (Cobeq-IC), que ocorreu no mês de julho, em Uberlândia. Marcus foi aluno da primeira turma do curso e, sob a orientação do professor do Departamento de Engenharia (DEG) Nathan Evangelista, desenvolveu como projeto de TCC um software que realiza cálculos que trazem estimativas das propriedades termodinâmicas de substâncias, puras ou de misturas, presentes em diversos setores das indústrias química e petroquímica.

A ferramenta criada por Marcus é de grande relevância para quem desenvolve pesquisa na área de termodinâmica aplicada à Engenharia Química, uma vez que o software permite ao usuário a realização de cálculos complexos, que normalmente só podem ser feitos utilizando programas comerciais de alto custo. “As principais aplicações são de cunho didático, pois os professores podem usar o programa para auxiliar nas aulas. Mas ele ajuda também alunos que desenvolvem pesquisas e precisam resolver problemas que a ferramenta é capaz de realizar e, até mesmo profissionais, caso engenheiros tenham interesse em utilizar”, explica o professor Nathan.

O curso de Engenharia Química iniciou na UFLA em 2014, formando sua primeira turma no final de 2018. Envolvido com pesquisa que abrange a termodinâmica, Marcus desenvolveu, em 6 meses, o software para seu projeto de conclusão de curso. A dedicação foi reconhecida ao receber o prêmio de melhor trabalho na área de "Engenharia de Separação e Termodinâmica". “Fiquei muito contente em ganhar o prêmio. É sempre gratificante ser reconhecido pelo nosso trabalho. Além disso, é uma forma de ajudar na divulgação do Sindri, software desenvolvido, o que pode levar alunos e pesquisadores a utilizá-lo e a contribuir com o projeto”, ressalta o estudante.

A premiação ocorreu no encerramento do evento. Inúmeros projetos foram analisados, uma vez que o Cobeq-IC recebe estudantes de diversas instituições superiores de ensino do Brasil. “No congresso, tive o prazer de realizar minicursos e assistir palestras de professores que admiro muito, além de conhecer o trabalho de alunos de todo país”, finaliza Marcus.

SOBRE O CONGRESSO

Cobeq-IC é um evento voltado para estudantes de Engenharia Química e áreas afins e ocorre a cada dois anos. O objetivo principal do congresso é promover o intercâmbio de informações e conhecimentos entre os estudantes de todo o país, contribuindo para a formação complementar desses profissionais, por meio da divulgação de pesquisas básicas e aplicadas referentes aos avanços científicos e tecnológicos que orientam as diretrizes básicas do ensino de Engenharia Química.

Conheça o software que realiza cálculos na área de Engenharia de Separação e Termodinâmica.

 

Texto: Caroline Batista,  jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.