Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA NA MÍDIA

Expedição Urubu na Estrada é destaque no site do jornal O Tempo

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Segunda, 12 Agosto 2019 16:32 | Última Atualização: Segunda, 12 Agosto 2019 16:32 | Acessos: 127
Gentileza solicitar descrição da imagem

Um levantamento inédito sobre o número de animais atropelados no Brasil, realizado pelo professor Alex Bager, do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (DBI/UFLA) foi destaque no site do jornal O Tempo. Para a coleta dos dados, o pesquisador percorreu quase 30 mil quilômetros, de norte a sul do país. O estudo revela que mais de 2 milhões de animais de, médio e grande porte, morrem atropelados todos os anos em estradas, rodovias e ferrovias no Brasil.

O balanço mostra que 2.163.720 animais são atropelados a cada ano no país, inclusive dentro dos limites de áreas protegidas. Se forem somados os animais pequenos e as vítimas fora de Unidades de Conservação, o número salta para 450 milhões de mortes anuais de animais silvestres. As estimativas são do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, da UFLA.

“O objetivo foi realizar um diagnóstico nacional do efeito de rodovias e ferrovias nas Unidades de Conservação. Além de coletar dados sobre atropelamentos de fauna selvagem, avaliar medidas de mitigação e coletar amostras de tecido de animais afetados por atropelamentos, realizamos ações de educação ambiental e promovemos cursos e palestras”, explica o professor em entrevista dada para o jornal O Tempo.  

Leia a matéria, na íntegra, aqui

 

Texto: Caroline Batista,  jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Assunto(s): expedição , DBI , pesquisa , mídia

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.