UFLA NA MÍDIA

Pesquisas desenvolvidas na UFLA recebem destaque na revista Minas faz Ciência

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Sexta, 16 Agosto 2019 14:22 | Última Atualização: Segunda, 27 Setembro 2021 12:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

A 78ª edição da revista trimestral Minas faz Ciência publicou três pesquisas desenvolvidas na UFLA. As seções Ciências Florestais, Ecologia e Agricultura divulgaram trabalhos que foram desenvolvidos por estudantes e professores da Universidade.

A reportagem Made in Minas foca na primeira produção de castanha-do-brasil, ou castanha-do-pará, fora da Amazônia. O plantio experimental foi realizado em janeiro de 1996, com mudas produzidas a partir de sementes coletadas em locais de ocorrência natural do Mato Grosso, com o propósito de avaliar o desenvolvimento da espécie na região em Sistema Agroflorestal.

Na seção Ecologia, a matéria Animais na pista aborda a pesquisa que avaliou os efeitos das estradas brasileiras na ameaçada espécie tamanduá-bandeira. O estudo identificou e quantificou áreas inadequadas, compreendendo, assim, o impacto das estradas brasileiras na conservação do tamanduá. Um modelo demográfico populacional avaliou e selecionou potenciais áreas críticas.

Já a reportagem Tempero sustentável evidencia como o produtor de alho pode ser beneficiado em sua produção. A pesquisa realizada utilizou bactérias endofíticas, ou seja, que sobrevivem no interior do tecido vegetal, como uma alternativa sustentável de combate aos fungos que prejudicam o cultivo dessa hortaliça.

Acesse a revista Minas faz Ciência para ler as reportagens na íntegra.

Texto: Caroline Batista,  jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.