Pesquisas desenvolvidas na UFLA recebem destaque na revista Minas faz Ciência
A 78ª edição da revista trimestral Minas faz Ciência publicou três pesquisas desenvolvidas na UFLA. As seções Ciências Florestais, Ecologia e Agricultura divulgaram trabalhos que foram desenvolvidos por estudantes e professores da Universidade.
A reportagem Made in Minas foca na primeira produção de castanha-do-brasil, ou castanha-do-pará, fora da Amazônia. O plantio experimental foi realizado em janeiro de 1996, com mudas produzidas a partir de sementes coletadas em locais de ocorrência natural do Mato Grosso, com o propósito de avaliar o desenvolvimento da espécie na região em Sistema Agroflorestal.
Na seção Ecologia, a matéria Animais na pista aborda a pesquisa que avaliou os efeitos das estradas brasileiras na ameaçada espécie tamanduá-bandeira. O estudo identificou e quantificou áreas inadequadas, compreendendo, assim, o impacto das estradas brasileiras na conservação do tamanduá. Um modelo demográfico populacional avaliou e selecionou potenciais áreas críticas.
Já a reportagem Tempero sustentável evidencia como o produtor de alho pode ser beneficiado em sua produção. A pesquisa realizada utilizou bactérias endofíticas, ou seja, que sobrevivem no interior do tecido vegetal, como uma alternativa sustentável de combate aos fungos que prejudicam o cultivo dessa hortaliça.
Acesse a revista Minas faz Ciência para ler as reportagens na íntegra.
Texto: Caroline Batista, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig
Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.