Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA NA MÍDIA

Órtese de tornozelo desenvolvida por estudante da UFLA ganha destaque no jornal O Tempo

Escrito por Melissa Carvalho | Publicado: Sexta, 30 Agosto 2019 14:40 | Última Atualização: Sexta, 30 Agosto 2019 14:40 | Acessos: 151
Gentileza solicitar descrição da imagem

O estudante Mohamed Ali Zorkot, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), desenvolveu um projeto de órtese de tornozelo utilizando impressora 3D que foi destaque no jornal "O Tempo" nesta quarta-feira (28/8).

O projeto consiste em um dispositivo externo automatizado que auxilia na reabilitação dos movimentos que foram comprometidos pelo Acidente Vascular Encefálico (AVE), popularmente conhecido como derrame. O funcionamento está associado a um sensor que é colocado no músculo saudável e transmite os pulsos elétricos para um equipamento que traduz o movimento e reproduz na órtese.

Conforme explica Mohamed, quando uma pessoa sofre um derrame, parte do corpo fica comprometido e existe o pulso elétrico, porém ele não chega ao membro afetado. Por isso, é necessário um estímulo de um membro não afetado. Atualmente, as pesquisas com neurotransmissores têm sido mais utilizadas e são mais conhecidas, já os estudos com sensores de pulso elétrico do músculo ainda são escassos.

Leia a notícia do jornal O Tempo na íntegra.

Saiba mais sobre a órtese de tornozelo desenvolvida na UFLA.

 

Texto: Melissa Carvalho - Estagiária DCOM/UFLA

Assunto(s): Órtese , Engenharia , AVE

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.