Ir direto para menu de acessibilidade.
CIÊNCIA EM PROSA

Confira a 3ª edição da revista de jornalismo científico Ciência em Prosa

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 23 Setembro 2019 17:34 | Última Atualização: Segunda, 23 Setembro 2019 17:35 | Acessos: 588
Gentileza solicitar descrição da imagem

Já está disponível a 3ª edição da revista de jornalismo científico da UFLA Ciência em Prosa. A reportagem de capa desta edição trata de um tema muito presente em nosso dia a dia: as embalagens. Do momento em que levantamos até a hora de dormir, inúmeros objetos passam por nossas mãos embalados. Contudo, a praticidade desses envoltórios que protegem e facilitam o transporte de mercadorias tem gerado, como contraparte, sérios impactos ambientais. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 80% das embalagens são descartadas após o primeiro uso e esse tipo de resíduo é responsável por quase um terço do lixo doméstico.

Imaginar um mundo sem embalagens é, aparentemente, impossível no cenário atual. Para continuar usufruindo de seus benefícios, reduzindo os danos ao meio ambiente, além da conscientização a favor da reciclagem, uma nova frente de atuação tem sido o desenvolvimento de embalagens sustentáveis. Por isso, a Revista Ciência em Prosa apresenta várias pesquisas em andamento na UFLA que permitem entrever essas embalagens do futuro.

Além de utilizar materiais facilmente encontrados na natureza, todas as inovações apresentadas são biodegradáveis, isto é, são decompostas naturalmente por microrganismos, sem gerar compostos tóxicos ao meio ambiente. Desempenham, ainda, funções que vão além das tradicionais embalagens, ajudando, por exemplo, a criar barreiras contra bactérias e fungos, a prolongar a vida útil e adicionar sabor a alimentos; casos que parecem ficcionais, mas já começam a se tornar realidade nas prateleiras dos mercados.

O desenvolvimento dessas embalagens do futuro envolve vários departamentos da UFLA e revela uma preocupação com a sustentabilidade, que já é traço marcante da Instituição. A UFLA foi a segunda instituição mundial certificada como “Universidade Azul”, pelo exemplar desempenho na gestão das águas. Ano após ano, também se destaca no ranking GreenMetric World University, que classifica as universidades como sustentáveis, considerando iniciativas como tratamento e reciclagem de resíduos, uso de energias renováveis, inclusão do tema sustentabilidade nos currículos dos cursos, financiamento de pesquisas e produções acadêmicas sobre o tema. Com as pesquisas multisetoriais sobre embalagens, a UFLA se posiciona, portanto, mais uma vez, na vanguarda das instituições preocupadas em alcançar uma relação mais equilibrada entre a sociedade e o meio ambiente.

Nesta edição, também há reportagens sobre temas como: os 50 anos de pesquisa na UFLA sobre o feijão carioca, as repercussões sociais do projeto Cria-UFLA, o significado por trás do comportamento dos gatos, a evolução do sistema de carburação dos automóveis para a injeção eletrônica, os principais mitos e descobertas sobre o Universo. 

Acesse a versão on-line da 3ª edição da Revista Ciência em Prosa e saiba mais sobre esses e outros assuntos.A versão impressa será distribuída em diferentes pontos da cidade e também pode ser retirada na Diretoria de Comunicação da UFLA (Dcom), localizada no prédio em frente à Reitoria.

 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.