Ir direto para menu de acessibilidade.
Educação Matemática

Livro lançado na UFLA apresenta estratégias para professores do Ensino Médio sobre a Educação Matemática

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 08 Outubro 2019 08:28 | Última Atualização: Terça, 08 Outubro 2019 08:28 | Acessos: 531

Quem nunca se perguntou o porquê de aprender tantas fórmulas matemáticas e qual seria a aplicabilidade de tantos números para sua vida?  Pensando em responder a esses questionamentos, pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) lançaram o livro ‘Matemática’ da coleção “A reflexão e a prática no ensino médio”. Eles utilizam o conceito de Educação Matemática para contribuir com professores da educação básica, trazendo estratégias para serem usadas em sala de aula e mostrar ao estudante que a matemática está presente em todos os lugares e é mais do que regras a serem decoradas para se obter um bom resultado nas avaliações.

A professora Silvia Maria Medeiros relata que “a Educação Matemática tem colaborado para pesquisas e artigos que evidenciam como trabalhar com alunos para que eles atribuam significado aos conceitos matemáticos e não apenas à matemática mecanizada, por repetição”. Trazer significado para as ações realizadas em sala de aula é objetivo dos pesquisadores. “O livro ‘Matemática’ leva à educação matemática, propondo estratégias que não simplesmente fazem o aluno reproduzir, mas fazem o aluno aprender o porquê de estar fazendo aquilo, trazendo significado para tal ação. Hoje os estudantes têm oportunidade de ter um olhar diferenciado para a matemática”, completa a professora Helena Libardi. materiais manipulaveis

Os capítulos presentes no livro trazem sugestões de leituras e sites. Abordam temas como jogos, materiais manipuláveis, modelagem matemática e ensino de geometria para estudantes que apresentem algum tipo de deficiência. “Pela experiência que tenho ao trabalhar jogos, eu apresento no livro que é possível usar essa estratégia no ensino médio. Tanto a utilização de jogos computacionais como manipulativos, o jogo é um problema em movimento, e não precisa ser um jogo feito para matemática, qualquer jogo que trabalhe com raciocínio e habilidades matemáticas pode ser utilizado nas aulas de educação matemática”, destaca a professora Rosana Maria Mendes.

 A coleção, coordenada pelo professor do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) Márcio Rogério de Oliveira Cano, foi lançada na III Semana da Matemática (III Semat), que ocorreu entre os dias 9 e 13/9. O livro ‘Matemática’ foi organizado pela professora Rosana Maria Mendes, tem a participação dos professores José Antônio Araújo Andrade, Helena Libardi e Silvia Maria Medeiros, todos do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA). Conta também com a contribuição de pesquisadores de outras instituições do Brasil.

O livro ‘Matemática’ da coleção “A reflexão e a prática no ensino médio” pode ser adquirido pelo site da editora.  

Texto: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom/Fapemig

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.