Ir direto para menu de acessibilidade.
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

I Seminário Mineiro de Popularização da Ciência será na próxima sexta (25) - inscrições pelo SIG

Escrito por DCOM | Publicado: Segunda, 21 Outubro 2019 13:01 | Última Atualização: Segunda, 21 Outubro 2019 15:17 | Acessos: 558
Gentileza solicitar descrição da imagem

Será promovido na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o I Seminário Mineiro de Popularização da Ciência, reunindo pesquisadores da UFLA e de outras instituições científicas para debater a importância da interação entre ciência e sociedade. O evento será em 25/10, no anfiteatro do Departamento de Educação (DED). Estudantes, pesquisadores e demais interessados pela temática (inclusive da comunidade externa à UFLA) podem se inscrever pelo SIG/UFLA. As vagas são limitadas e a participação é gratuita, com geração de certificado.

As atividades começam às 8h e terminam às 18h30. Elas estão incluídas na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019). A iniciativa tem o objetivo de abordar temas que subsidiem os pesquisadores em suas reflexões sobre a interação entre ciência e sociedade, bem como sobre o papel da universidade pública na popularização do conhecimento científico.

A UFLA, desde 2016, vem investindo em um projeto que estimula a popularização da ciência, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Desde então, o crescimento de textos jornalísticos publicados pela instituição - e que compartilham informações sobre pesquisas com a comunidade - é expressivo. O triênio 2016-2018 apresenta aumento de 400% no número de publicações em relação ao triênio anterior (2015-2017). O Seminário a ser promovido durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019 tem o objetivo de dar continuidade a esses esforços, incentivando as reflexões sobre como aperfeiçoar esse trabalho, que envolve necessariamente tanto profissionais de comunicação como os pesquisadores e os estudantes integrados à tríade ensino, pesquisa e extensão.

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (Neapegs), em colaboração com a Diretoria de Comunicação da UFLA e Alfa Pública. É parte integrante de projeto aprovado em edital da Fapemig destinado ao incentivo da popularização da ciência.

Confira a programação

WhatsApp Image 2019 10 08 at 13.20.51

Sobre os palestrantes

Cilene Victor

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, onde é uma das líderes do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP, 2001), com pesquisa no campo da Comunicação de Riscos Ambientais e Tecnológicos; mestre em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP, 1995) e graduada em Jornalismo (UMC, 1991). Tem pós-doutorado em Planejamento e Gestão dos Territórios pela Universidade Federal do ABC (UFABC, 2019).

Antônio Luiz Heberlê*

Pesquisador da Embrapa em Brasília, jornalista e professor universitário. Líder do Programa Avança Café, destinado a promover startups dedicadas a desenvolver soluções tecnológicas par ao café no Brasil. Possui mestrado na área de divulgação científica e doutorado em semiótica da ciência. Líder do projeto Amazocom, que promvoe a comunicação de forma transversal nos 19 projetos em execução pela Embrapa no Fundo Amazônia.

Geane Carvalho Alzamora

Professora associada do Departamento de Comunicação Social da UFMG, jornalista e pesquisadora do CNPQ. Realizou estágio doutoral na Universität Kassel, Alemanha (2003-2004, Capes) e pós-doutorado na Universidad Pompeu Fabra, Espanha (2014-2015 BEX/Capes). Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC SP/Brasil). Co-organizou, entre outros, “Textualidades Midiáticas” (Barcelona: UOC, 2017)  e “Exploring Transmedia Journalism in the Digital Age (Hershey: IGI Global, 2018)”.

Cristina Araripe

Pesquisadora Titular em C&T em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde coordena o Fórum de Divulgação Científica da instituição. Como pesquisadora, atua no Museu da Vida, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fiocruz, onde está responsável por diversos projetos na as áreas de educação e divulgação científica e promoção da saúde.
É professora convidada da área de Educação em Saúde da PUC-Rio, Coordenadora do Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia e Coordenadora Nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente/Fiocruz. Possui graduação em Ciências Sociais (Uerj) e em História (PUC Rio), mestrado em Histoire des Sciences et Épistemologie (Université Paris 7), mestrado em Engenharia de Produção (UFRJ) e doutorado em História das Ciências e da Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz).

Mesa-redonda

Ana Eliza Alvim

Jornalista na Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na linha de pesquisa “Gestão e Políticas Públicas”. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é também especialista em Comunicação Empresarial e bacharel em Comunicação Social pela mesma instituição. Durante a mesa-redonda, apresentará resultado de pesquisa sobre 15 anos de publicação de textos jornalísticos sobre pesquisas científicas nos portais de três universidades mineiras: UFLA/UFV e UFMG.

José Roberto Pereira

Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2017-2018). Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2000). Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Orientador no Mestrado Profissional em Administração Pública, no mestrado e Doutorado acadêmico em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor Titular em Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal de Lavras. Tem coordenado projetos de pesquisas e orientações nas áreas de democracia participativa e deliberativa, administração pública e gestão social. O foco teórico está fundamentado na abordagem da Teoria da Ação Comunicativa voltada para a construção e delimitação dos campos de pesquisa em gestão social e administração pública. Livros publicados recentemente: Gestão Pública Municipal; Diagnóstico Participativo: o método DRPE (Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador); Gestão Social de Cooperativas. Atualmente desenvolve pesquisas sobre Gestão Social da Água.

Para informações: Alfa Pública - (35) 3829-1764/ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

*Substituirá o preleccionista Jorge Duarte, também da Embrapa, que não poderá comparecer ao evento.

 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.