UFLA NA MÍDIA

Aplicativo que monitora atropelamento de animais nas rodovias foi destaque no Minas faz Ciência Infantil desta semana

Escrito por Melissa Carvalho | Publicado: Quarta, 27 Novembro 2019 17:15 | Última Atualização: Segunda, 27 Setembro 2021 13:28
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) lançou um aplicativo que oferece ao motorista dados detalhados sobre o trânsito de animais em determinados trechos das rodovias brasileiras e ganhou destaque esta semana no Minas Faz Ciência Infantil.

Com o aumento de carros nas rodovias no período de alta temporada, é necessário redobrar a atenção para preservar a vida de animais e pessoas que por ali transitam. O pesquisador Alex Bager desenvolveu o U-Safe, um aplicativo de celular que cruza dados reais e atualizados sobre atropelamentos de animais e acidentes rodoviários para informar aos motoristas quais trechos de estradas e rodovias merecem mais atenção; dessa forma, o condutor fica ciente que existe no local um fluxo de animais.

O aplicativo tem o objetivo de emitir alertas sobre trechos de rodovias que possuem alto índice de atropelamento de animais e apresenta um gráfico com anéis que aumentam de tamanho de acordo com a ocorrência de acidentes dessa natureza.

O U-Safe, é a nova versão do Sistema Urubu e o download está disponível para o sistema Android.

Leia a notícia na íntegra na página do Minas faz Ciência Infantil.

Texto: Melissa Carvalho - Estagiária DCOM/UFLA

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.