UFLA NA MÍDIA

Pesquisas desenvolvidas na UFLA ganham destaque em reportagem especial da EPTV

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Quarta, 22 Abril 2020 15:47 | Última Atualização: Sexta, 30 Julho 2021 15:52
Gentileza solicitar descrição da imagem

Pesquisas realizadas por professores de diversos departamentos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram destaque no jornal EPTV 1ª edição Campinas/Piracicaba. A seção “Craques da Ciência” contou um pouco da trajetória do professor de Engenharia Mecânica Sandro Pereira da Silva, mostrando os estudos desenvolvidos por ele e demais pesquisadores que estão em constante trabalho para contribuir, de forma significativa, com o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e que buscam trazer soluções e respostas práticas para as demandas atuais da sociedade.

A reportagem abordou o projeto que criou um dispositivo que atua como respirador mecânico automatizado e promove a ventilação artificial, podendo ser utilizado nos postos avançados de saúde – Hospitais de Campanha – onde geralmente não há toda a infraestrutura necessária.

Trouxe também o trabalho que desenvolveu máscaras de proteção individual em acrílico, do tipo “face shield”, que foram doadas para profissionais da saúde que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em atuação direta com pacientes com sintomas relacionados ao novo coronavírus.

O vídeo finaliza com a pesquisa que projetou uma órtese de tornozelo automatizada, que é um dispositivo externo capaz de auxiliar nos movimentos de pessoas que tiveram seus membros afetados.

Acesse a matéria completa do jornal EPTV