Ir direto para menu de acessibilidade.
Comunicação

Confira a 4ª edição da revista de jornalismo científico Ciência em Prosa

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 24 Abril 2020 12:00 | Última Atualização: Terça, 05 Mai 2020 10:42 | Acessos: 996
Gentileza solicitar descrição da imagem

Já está disponível a 4ª edição da revista de jornalismo científico da UFLA Ciência em Prosa. Nesta publicação, foram reunidos temas de pesquisas pelos quais é possível perceber o quanto a ciência está entrelaçada à realidade diária, frequentemente em espaços de circulação pública, em um constante diálogo com a comunidade, com os problemas sociais e com os saberes tradicionais. 

Na reportagem de capa, trazemos pesquisas com hortaliças não convencionais, partindo de relatos populares para as investigações -  o conhecimento científico dando sua contribuição para que esses alimentos de baixo custo e nutritivos possam ser consumidos de forma mais planejada, munindo as pessoas de informações que possam ajudá-las a obter o máximo benefício das plantas, e com segurança.

A inter-relação entre ciência e sociedade também fica evidente em outras pesquisas nesta edição, que avaliam e colaboram para a qualidade da alimentação de crianças dos centros de educação infantil do município de Lavras; que buscam formas saudáveis de substituição da gordura trans nos alimentos; e que buscam compreender a fundo o ecossistema da Amazônia, por meio de esforços conjuntos entre universidades.

A colaboração da ciência está também nas discussões sobre a importância das vacinas para a saúde pública; na pesquisa dos efeitos da educação física sobre a assistência a crianças e jovens com algum tipo de deficiência; nas reflexões sobre a importância do pensamento verde no contexto da sustentabilidade; nas espécies de microrganismos que podem tornar mais produtivos os cultivos no campo, sem agressão ao meio ambiente; nas reflexões sobre a importância de combate ao racismo por meio de práticas ativas conduzidas por professores no ambiente escolar; e em pesquisas que contribuem para evitar o consumo excessivo de sal a partir de uma melhor comunicação com o consumidor sobre o assunto.

A ciência está, inclusive, pronta a fazer com que o hobby ou atividade física predileta seja uma fonte de novos conhecimentos – é o caso de quem vai se interessar prontamente pelas avaliações dos profissionais que falam sobre a prática do ciclismo.

Enfim, a 4ª edição da Revista Ciência em Prosa mostra o quanto a Universidade e seus pesquisadores estão, e devem estar, em intercâmbio com a sociedade. Acesse a versão on-line e saiba mais sobre esses e outros assuntos.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.