DESCUBRA CIÊNCIA

Descubra Ciência: UFLA disponibiliza plataforma para localização rápida de pesquisas científicas

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Terça, 05 Mai 2020 13:34 | Última Atualização: Segunda, 09 Agosto 2021 10:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com intuito de auxiliar estudantes, professores, imprensa e demais interessados em saber mais sobre as pesquisas científicas, a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Lavras (PRP/UFLA) desenvolveu uma plataforma de busca que permite o acesso direto e rápido aos grupos de pesquisa e projetos científicos que são desenvolvidos dentro da Instituição. O Descubra Ciência já está disponível pelo endereço http://descubraciencia.ufla.br.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho, “o site foi projetado para facilitar as buscas, pois, por meio dele, é possível acessar grupos, projetos e linhas de pesquisa, assim como seus pesquisadores. Pensamos em garantir um espaço virtual que traga informações, que faça a diferença e que agregue valor à pesquisa realizada”.

O software utiliza a base de dados do SIGAA, com sistema de pesquisa para realização das buscas e informações. “A associação dos grupos de pesquisa aos projetos científicos amplia o número de dados interligados, gerando maior volume de informações e ampliando a capacidade de busca e de identificação do tema procurado”, explicou o professor.

Universidades e internet sempre tiveram uma grande ligação. Atualmente, os benefícios dessa rede de informações estão disponíveis para todos e, de certa forma, pode auxiliar os estudos universitários, fazendo com que se tornem ainda mais completos. “Ter sites para busca de pesquisa científica é essencial para quem está realizando trabalhos científicos ou acadêmicos, por isso vimos o quanto o site poderá auxiliar, ajudar e acrescentar o dia-a-dia dos estudantes e pesquisadores”, disse Teodorico. Por ser de fácil utilização, a plataforma também deixa a ciência produzida na UFLA ao alcance dos cidadãos, do grande público.

A pesquisa traz avanço no conhecimento e as universidades exercem um papel fundamental, segundo o professor: “através de ideias inovadoras podemos atender aos mais variados objetivos, ressaltando que uma pesquisa desenvolvida aqui, dentro da UFLA, gera tecnologia e conhecimento, que poderão beneficiar toda a comunidade”, concluiu.

Por dentro do Descubra Ciência

O Descubra Ciência foi produzido para promover a identificação e acesso aos grupos de pesquisa e às pesquisas desenvolvidas em diversos departamentos da Universidade, permitindo a exportação de dados das buscas realizadas. Foi preparado para atender a toda a comunidade acadêmica, além de todos os tipos de usuários, podendo, assim, ser amplamente utilizado.

O sistema foi desenvolvido pela Coordenadoria de Sistemas da Pró-Reitoria de Pesquisa, com o apoio de bolsistas do Programa de Aprendizado Técnico (Proat), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), da Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação (DGTI), da Diretoria de Comunicação (Dcom) e de toda a comunidade acadêmica da Universidade, que disponibiliza e registra as informações utilizadas no site.

O desenvolvimento institucional do Descubra Ciência propiciou uma economia de aproximadamente 40 mil reais anuais, valor do licenciamento de tecnologias com propósitos similares ao da plataforma. Além da economia, o desenvolvimento institucional possibilita a modelagem do sistema de acordo com as demandas e características da Instituição.

Texto: Caroline Batista,  jornalista - bolsista / Dcom