UFLA NA MÍDIA

Adaptador de equipamento de mergulho para respiradores hospitalares criado na UFLA é destaque na imprensa regional

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Sexta, 29 Mai 2020 14:07 | Última Atualização: Sexta, 29 Mai 2020 16:03 | Acessos: 382

Desenvolvido a partir de uma ideia que surgiu na Itália, o adaptador criado por docentes e estudantes da empresa Torque Jr da Universidade Federal de Lavras (UFLA), para converter máscaras de mergulho em máscaras para respiradores mecânicos, foi notícia no site G1 - Sul de Minas. A pesquisa foi destaque também nos jornais EPTV 1ª e 2ª edição.

O equipamento beneficiará profissionais da saúde, que estão atuando na linha de frente ao combate do Novo Coronavírus, e os pacientes infectados. E a previsão é que sejam produzidos 30 conjuntos para doação e utilização no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de  Lavras.

De acordo com o professor Jefferson Esquina Tsuchida (DFI), o equipamento impede que o ambiente interno da máscara, onde o paciente infectado se encontra, contamine a atmosfera externa, pois quando a pessoa expira, o ar sai por um tubo e volta para o respirador ou para um filtro, que vai conter os aerossóis, pequenas gotículas que são um dos principais fatores responsáveis pela transmissão do vírus. E vai gerar grande economia, uma vez que, a máscara hospitalar de face inteira, custa em média R$ 2.000, enquanto o modelo adaptado fica em torno de R$ 400.

Acesse a matéria completa no site do G1 - Sul de Minas.

Assista as reportagens do jornal EPTV 1ª edição e também 2ª edição

Saiba mais sobre a pesquisa do adaptador de máscaras.