ufla na mídia

Máscaras adaptadas para respiradores mecânicos são noticiadas no Jornal Hoje em Dia

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 11 Junho 2020 23:30 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 17:14

Adaptador para converter máscaras de mergulho em máscaras para respiradores mecânicos, criado por docentes e estudantes da empresa Torque Jr da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é destaque no site do Jornal Hoje em Dia

Desenvolvido a partir de uma ideia que surgiu na Itália, o adaptador une a máscara, que é extremamente vedada, ao ventilador mecânico, e impede que as partículas respiratórias do paciente sejam expelidas para o ambiente e contamine o entorno, especialmente profissionais de saúde.

Além de todos os benefícios para a contenção e proteção contra a Covid-19, a adaptação gera grande economia, uma vez que, a máscara hospitalar de face inteira é comercializada por preços entre R$1.500 e  R$ 2.000, o modelo da UFLA fica em torno de R$ 400.

A matéria apresenta mais detalhes sobre o desenvolvimento do adaptador pelos professores Hélio Haddad Filho, do Departamento de Ciências da Saúde (DAS), e Jefferson Esquina Tsuchida, do Departamento de Física (DFI).

Acesse a matéria completa  no site do Jornal Hoje em Dia.

Texto: Leandro Ribeiro, bolsista Proat/ Comunicação.