ufla na mídia

Pesquisa em Ecologia Aplicada entre UFLA e UNCP é destaque no Minas Faz Ciência

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 17 Junho 2020 11:14 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 16:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

Pesquisa para auxiliar na resolução do conflito entre ursos-andinos, conhecidos como ursos-de-óculos, e uma comunidade tradicional dos Andes peruanos, desenvolvida por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras (PPG-ECO/UFLA), em parceria com a Universidade Nacional do Centro do Peru (UNCP), foi notícia no Minas Faz Ciência.

Em meados de 2016, os ursos que vivem na mata do Santuário, intensificaram os ataques aos gados das famílias que vivem na comunidade. Os moradores acionaram o Serviço Nacional Florestal e de Fauna Silvestres (SERFOR) e a ajuda chegará por meio da ciência, a solução envolve discussões de cunho social e ecológico.

O estudo não terminou, mas os cientistas já pensam em algumas possíveis soluções para o conflito, e se baseiam em casos parecidos de outros países, como da Colômbia. As propostas de solução serão apresentadas ao serviço florestal juntamente com a comunidade San Pedro de Churco.

Leia, na íntegra, a matéria completa do Minas faz Ciência.

Texto: Leandro Ribeiro, bolsista Proat/ Comunicação.