ufla na mídia

Álcool em gel produzido à base de cachaça na UFLA é destaque no Minas faz Ciência

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 10 Julho 2020 15:24 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 12:28
Gentileza solicitar descrição da imagem

O álcool em gel produzido por pesquisadores dos laboratórios de Análise de Qualidade da Cachaça e Química Orgânica/Óleos Essenciais da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é destaque no site do Minas faz Ciência.

A iniciativa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e de professores dos departamentos de Química e Ciências dos Alimentos da Instituição, e pretende fabricar aproximadamente 2.500 litros de álcool em gel para serem distribuídos às entidades filantrópicas, asilos, presídios, polícias Civil e Ambiental, além de funcionários da Universidade.

O produto foi estudado, analisado e padronizado para que a sua produção ficasse dentro das normas que atendem à higienização. A professora Maria das Graças Cardoso orienta, que apesar de ser produzido de resíduos de cachaça, não é para nenhum produtor tentar fazê-lo, pois corre o risco de se queimar ou queimar alguém, além de irritar a pele.

Acesse a matéria completa no site Minas Faz Ciência.

Texto: Leandro Ribeiro, bolsista Proat/ Comunicação.