ufla na mídia

Pesquisa que avalia eficácia de óleos vegetais em processos industriais é publicada no Jornal Hoje em Dia

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 10 Julho 2020 15:34 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 12:27
Gentileza solicitar descrição da imagem

Pesquisa que avalia a substituição do óleo mineral por óleo vegetal em processos industriais, desenvolvida no Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é destaque no site do Jornal Hoje em Dia

O estudo é coordenado pelo professor Leonardo Pratavieira Deo, e sua primeira fase foi registrada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante Fernanda Resende Lima, de Engenharia de Materiais. A pesquisa já confirmou a eficácia do óleo de girassol na produção de um aço de liga comum, com baixo teor de carbono, alta resistência e usado na fabricação de peças automotivas, como virabrequim e parafusos.

Segundo o docente, existem muitas variáveis que podem ser analisadas nas próximas etapas do estudo, a respeito desse tipo de processamento de materiais metálicos, como o levantamento do impacto de óleos e possíveis adaptações na legislação no âmbito ambiental.

Acesse a matéria completa  no site do Jornal Hoje em Dia.

Texto: Leandro Ribeiro, bolsista Proat/ Comunicação.