DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Ciência e Agrotecnologia está entre os melhores periódicos científicos do Brasil

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Terça, 04 Agosto 2020 13:17 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 12:02

A revista Ciência e Agrotecnologia, publicada pela Editora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), apresentou aumento considerável no índice de Fator de Impacto apontado pelosweb1 5 indexadores Web of Science por meio do Journal Citation Reports (JCR), e também da Scopus por meio do CiteScore. Tais índices refletem o número de citações de artigos científicos que estão inseridos em seus bancos de dados. Com esse avanço, o periódico confirma seu destaque não só no âmbito nacional, mas também internacional.

O editor-chefe da revista, professor do Departamento de Biologia (DBI) Renato Paiva, informa que este ano a revista obteve o seu maior índice de fator de impacto JCR (1,144). “A Ciência e Agrotecnologia está em um grupo seleto de periódicos científicos, pois das mais de 12 mil revistas que estão no acervo da Web of Science, apenas 122 são brasileiras, e ela faz parte desse grupo”. A evolução no fator de impacto CiteScore da Scopus apontou crescimento  de 50% em relação ao índice do ano anterior, passando de 1,4 para 2,1, mostrando a internacionalização que a revista vem alcançando dentro da pesquisa global.

Com o aumento nesses índices, a revista da UFLA ocupa posição de destaque entre as revistas brasileiras na área de Ciências Agrárias. “O desempenho da Ciência e Agrotecnologia é resultado do esforço e dedicação da equipe editorial e também do investimento realizado pela Instituição na área de publicações científicas”, explicou o professor.

Entenda o Fator de Impacto

O Fator de Impacto é um índice calculado por indexadores que utiliza por base estatística o número de artigos publicados por uma revista científica e o número de citações feitas a esses artigos, sendo um recurso que permite avaliar e comparar publicações utilizando dados extraídos de periódicos científicos.

Revistas que possuem fator de impacto passam a ter, automaticamente, maior reconhecimento internacional, entrando na classificação que identifica as mais expressivas entre as diversas áreas do conhecimento científico.

Ciência e Agrotecnologia – há mais de quatro décadas divulgando conhecimento

Criada em 1977 com o nome de Ciência & Prática, a revista passou a ser denominada Ciência e Agrotecnologia em 1996, após a criação da Universidade. Ela publica em suas edições artigos científicos de ciências agrárias e áreas afins, os quais são elaborados e submetidos por pesquisadores nacionais e internacionais. Todas as publicações são feitas em inglês.

A Ciência e Agrotecnologia trabalha com política editorial que preza pela transparência e impessoalidade no processo de avaliação dos artigos, pela qual os  revisores desconhecem as fontes do trabalho submetido. A revista é de acesso aberto sendo que todos os artigos publicados estão disponíveis para consulta online.

Desde o ano passado passou a trabalhar no formato de publicação contínua e obteve em sua última avaliação o conceito A3 na classificação Qualis CAPES, que avalia os programas de pós-graduação.

Texto: Caroline Batista - Bolsista Comunicação / UFLA

Edição do Vídeo: Eder Spuri - Comunicação / UFLA