Ir direto para menu de acessibilidade.
VARIEDADES DO TOMATE

Pesquisa busca variedades de tomates mais resistentes a pragas e mais atrativas para os consumidores

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Terça, 11 Agosto 2020 15:51 | Última Atualização: Terça, 11 Agosto 2020 15:54 | Acessos: 219

Unanimidade na cozinha, o tomate é um fruto versátil, que cai bem em receitas simples e elaboradas. Nativo da América Central, espalhou-se  por todo o mundo, com variadas formas e tamanhos. No Brasil, a variedade mais importante é a do tomate salada, pesquisada no Centro de Desenvolvimento de Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Lavras (CDTT/UFLA), sob a coordenação do professor do Departamento de Agricultura (DAG) Sebastião Márcio de Azevedo.

O principal objetivo da pesquisa é avaliar a qualidade agronômica do tomate de mesa, segmento Salada Indeterminado (maior segmento em importância econômica do tomate de mesa no País), em busca de variedades mais resistentes a pragas e atrativas para os consumidores. Além da qualidade agronômica, a pesquisa visa também relacionar o uso de marcadores moleculares na identificação de genes de resistência às principais doenças do tomateiro, como por exemplo: nematóides causadores de galhas, vira-cabeça do tomateiro, geminivirus, verticílio, vírus do mosaico do fumo e fusarioses. 

Leia mais em: Portal da Ciência UFLA

Texto: Melissa Vilas Boas – Bolsista Comunicação / UFLA 

 

 

Assunto(s): DAG , UFLA , PESQUISA SOBRE TOMATES

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.