ufla na mídia

Projeto de conservação da biodiversidade brasileira na UFLA é destaque no Jornal Correio Braziliense

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 13 Agosto 2020 11:47 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 11:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

Aplicativo que contabiliza a quantidade de atropelamentos de animais silvestres e busca diminuir os danos causados à biodiversidade brasileira, desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é destaque no Jornal Correio Braziliense

O atropelômetro, como é conhecido, aponta que em 2020, já morreram 284,8 milhões de animais silvestres de 450 espécies nas estradas brasileiras. Segundo o docente da Instituição e coordenador do CBEE, Alex Bager, a maioria dos atropelamentos são de aves, com 51%, e seguido de mamíferos, cujas mortes geram mais comoção entre os seres humanos, e contabilizam 22%.

A pesquisa, que já é realizada há mais de 10 anos, conta com o monitoramento por meio do aplicativo Sistema Urubu, no qual as pessoas que encontram animais atropelados colaboram com os registros, enviando fotos e coordenadas. E por meio do U-Safe, integrado ao sistema, modela as áreas mais críticas e avisa aos motoristas quando se aproximam de regiões onde o risco é maior.

Acesse a matéria completa  no site do Jornal Correio Braziliense.

Texto: Leandro Ribeiro, bolsista Proat/Comunicação