FERTILIZANTES

Pesquisa do DCS da UFLA transforma resíduos da indústria de vacinas em fertilizantes

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Terça, 18 Agosto 2020 15:08 | Última Atualização: Terça, 18 Agosto 2020 15:08 | Acessos: 372

Algumas vacinas utilizam o ovo como matéria-prima para sua produção. As indústrias farmacêuticas desembolsam milhões por ano para cumprir as exigências legais relacionadas ao descarte apropriado dos resíduos gerados nesse processo de produção. Como alternativa a esse descarte, o estudante de doutorado do Programa de Pós- Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (PPGCS/UFLA) Ivan Célio Andrade Ribeiro desenvolveu uma pesquisa para transformar resíduos das indústrias de vacinas em fertilizantes totalmente esterilizados. A pesquisa foi coordenada pelo professor do Departamento de Ciência do Solo (DCS) Luiz Roberto Guimarães Guilherme.

Como parte da pesquisa, foi elaborado um processo físico-químico para o aproveitamento e valorização do resíduo gerado durante a produção de vacinas no Brasil. A metodologia viabiliza a transformação desse resíduo em um fertilizante alternativo totalmente esterilizado, gerando um material que pode retornar ao meio ambiente sem risco de contaminação.

Leia mais em:  Portal da Ciência UFLA

Texto: Melissa Vilas Boas – Bolsista Comunicação / UFLA