UFLA NA MÍDIA

Pesquisa com probióticos desenvolvida na UFLA para prevenção de infecções alimentares é destaque no site AgroLink

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 02 Outubro 2020 17:31 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 10:44
Gentileza solicitar descrição da imagem

A pesquisa que analisa a atividade antimicrobiana da Tecnologia do Consórcio Probiótico (TCP) contra bactérias causadoras de infecções alimentares, desenvolvida no Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA),sob a coordenação da docente Roberta Hilsdorf Piccoli, foi destaque no site AgroLink.

TCP é um ecossistema populacional equilibrado com um grande número de microrganismos de diferentes estirpes probióticas que se complementam fornecendo alimentos uns aos outros por secreção, que produzem mudanças metabólicas equilibradas no ambiente de aplicação. A combinação desses microrganismos produz metabólitos (ácidos orgânicos, enzimas, aminoácidos, vitaminas e açucares) que multiplicam os microrganismos benéficos quando atuam diretamente sobre a matéria orgânica existente, recuperando e restaurando o meio em que se aplicam.

A principal doença causada por meio de toxinfecções alimentares é a Salmonelose, oriunda das bactérias do gênero Salmonella. Qualquer alimento cru de origem animal, frutas e legumes, se estiver contaminado pela bactéria, é potencial causador de salmoneloses. E também a Staphylococcus aureus, que frequentemente está associada a infecções adquiridas na comunidade e no ambiente hospitalar.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, a TCP é forte candidata a ser a solução contra essas bactérias, além de outros tipos de patógenos na pecuária brasileira. Os próximos passos do projeto são estudos científicos que já estão em desenvolvimento com suínos, aves, bovinos e camarão.

Leia a matéria completa no site AgroLink.

Texto: Leandro Ribeiro, bolsista Proat/Comunicação.