Estado de Minas divulga pesquisa da UFLA sobre a influência do 'contágio social' no distanciamento social
A pesquisa realizada pelo professor Eric Fernandes de Mello Araújo, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), revela que as pessoas que estão ao nosso redor e as campanhas publicitárias têm um papel importante em nossas tomadas de decisão quanto aos cuidados com a saúde e a adesão ao distanciamento social. Os estudos foram divulgados no jornal Estado de Minas.
De acordo com a pesquisa o processo de “contágio social” se dá a partir de três fatores: o quanto uma pessoa está aberta a mudanças quando é influenciada por outro, o quão expressivo é um indivíduo sobre as suas opiniões, emoções e o seu comportamento, e qual o grau de relacionamento entre os dois indivíduos que estão interagindo mutuamente.
Esse tipo de estudo pode ser utilizado por autoridades para a tomada de decisão em relação à distribuição de recursos hospitalares. E também é possível simular intervenções diferentes para definir quais estratégias seriam mais eficazes no controle da disseminação da doença e no retorno das atividades, explica o professor Eric Araújo.
Karoline Marques, bolsista Proat/Comunicação.