SUSTENTABILIDADE

Pesquisadores da UFLA e UFRA desenvolvem adesivos ecológicos para madeira a partir de taninos obtidos das cascas de árvore da Amazônia

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Terça, 05 Janeiro 2021 13:59 | Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 09:29
Gentileza solicitar descrição da imagem
Coleta de taninos do tronco da espécie Myrcia eximia DC

Adesivos são essenciais para a fabricação de produtos à base de madeira reconstituída, como o MDP, o OSB ou o aglomerado, usados na construção civil e na produção de móveis. Comercialmente, ainda predomina o uso de adesivos de materiais sintéticos de origem petroquímica, que apresentam desvantagens relacionadas ao custo, e, sobretudo, à saúde, decorrente do uso de substâncias consideradas cancerígenas. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), inova ao produzir adesivos ecológicos a partir de taninos extraídos das cascas de árvore da Amazônia.

Os taninos são compostos naturais também conhecidos como polifenóis, e podem ser encontrados em diferentes concentrações nos vegetais, e por conta do sabor adstringente que provocam, atuam como importantes aliados na proteção das plantas, principalmente de suas cascas e frutos. O objetivo da pesquisa foi investigar o teor de taninos condensados nas cascas do tronco da espécie Myrcia eximia DC. (Cumatê vermelho), além de avaliar o desempenho desses taninos na produção de adesivos naturais para colagem de madeiras. As cascas foram coletadas em uma floresta secundária na Amazônia, no município de São João da Ponta, Estado do Pará. “Apesar de serem encontrados em diferentes vegetais e serem vantajosos economicamente, enfrentamos um problema em relação ao uso dos taninos, pois sua oferta é limitada, existindo, assim, o interesse de conhecer novas espécies arbóreas com bons rendimentos em compostos tânicos para atender mercados futuros”, afirma Elesandra da Silva Araujo, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira (PPGCTM) da UFLA.

Saiba mais sobre a pesquisa no Portal da Ciência.