Premiação

Projeto da UFLA em parceria com a UFV é vencedor do Prêmio de Inovação Roullier 2020

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Terça, 12 Janeiro 2021 18:41 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:34
Gentileza solicitar descrição da imagem
Prof. Mateus Pies Gionbelli (UFLA) e Prof. Marcio Duarte (UFV), coordenadores do projeto..

Considerada uma das mais importantes e prestigiadas prêmiações da área de nutrição animal, o Prêmio de Inovação Roullier (Roullier Innovation Awards) tem como vencedor, na edição 2020, o projeto intitulado “Uso de uma abordagem de biologia de sistemas para otimizar a nutrição de nitrogênio e fósforo durante as fases iniciais da vida em bovinos”(em inglês, “Use of system biology approach to optimize Nitrogen and Phosphorus nutrition during early life development of cattle, liderado pelo professor da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFLA Mateus Pies Gionbelli, juntamente com o professor Marcio Duarte do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O projeto tem como objetivo otimizar a nutrição e fisiologia durante os estágios iniciais do desenvolvimento do gado, ou seja, desde o período de gestação dos bovinos, por meio de um melhor entendimento global dos mecanismos fisiológicos e bioquímicos envolvidos, correlacionando informações zootécnicas e dados “ômicos”, analisados ​​de acordo com seu domínio: conjunto de genes (genômica), RNA (transcriptômica), proteínas (proteômica), metabólitos (metabolômica).

A edição 2020 do Innovation Awards Roullier, promovida pelo Centro Mundial de inovação do Grupo Roullier (CMI) premiou pela primeira vez  a área de nutrição animal. O resultado da edição 2020 saiu este mês e a premiação foi realizada on-line

Saiba mais sobre a premição no Portal da Ciência.

Assunto(s): boinocultura , premiação , DZO