Ir direto para menu de acessibilidade.
Covid-19

Coronavírus: saiba distinguir os principais tipos de testes e a hora certa de fazer o exame

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Terça, 26 Janeiro 2021 11:26 | Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 09:38
profissional do labcovid faz teste em homem

Com o aumento no número de casos registrados da Covid-19, muitas pessoas têm procurado os postos de saúde da família (PSF’s), hospitais, farmácias e laboratórios para realizar testes que podem indicar positivo ou negativo para a doença. 

Mas, afinal, quando deve ser feito o teste? Segundo a pró-reitora de Pesquisa e co-coordenadora do LabCovid da UFLA, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, como o coronavírus se espalha principalmente pelo contato próximo entre as pessoas, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos orienta o rastreio de contactantes para conter a disseminação do vírus, uma medida adotada por diversas cidades no mundo. “Quando temos um positivo, é importante saber quem teve contato com essa pessoa por um período superior a 15 minutos e com menos de 1 metro e meio de distância. Essas pessoas devem ser testadas para isolar, com segurança, os assintomáticos, diminuindo as chances da circulação viral. Sem dúvida, essa é a melhor forma de prevenção, até que todos estejam vacinados”, explica Joziana.

 

Leia a matéria completa sobre os testes da Covid-19 no Portal da Ciência.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção