REVISTA UFLA

Ciência em Prosa: confira a 5ª edição da revista de jornalismo científico das Coordenadorias de Comunicação e Divulgação Científica

Escrito por Pollyana Reis Dias | Publicado: Quarta, 27 Janeiro 2021 16:45 | Última Atualização: Quinta, 28 Janeiro 2021 15:29
Gentileza solicitar descrição da imagem

Ainda que a pandemia do coronavírus tenha alterado completamente a rotina da Universidade Federal de Lavras (UFLA), pesquisadores mantiveram o esforço científico e as pesquisas desenvolvidas na Instituição continuaram a busca por promover melhorias para a sociedade. A lista de desafios dos cientistas, que já era enorme, aumentou bastante. Mesmo assim, o trabalho foi mantido em decorrência do papel crucial da ciência na resolução dos nossos problemas ecológicos, econômicos e humanitários.

É o que você pode acompanhar na quinta edição da revista de jornalismo científico da Universidade, a Ciência em Prosa. As Coordenadorias de Comunicação e Divulgação Científica da UFLA selecionaram algumas das pesquisas desenvolvidas na Instituição.

Nesta edição, a reportagem de capa ficou por conta das pesquisas do Núcleo de Estudos de Biomecânica Aplicada à Reabilitação Humana (BEARH), que, por meio da ciência, desenvolve tecnologias de baixo custo para auxiliar a saúde das pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Durante a pandemia, o núcleo também desenvolveu vários projetos para o enfretamento do coronavírus.

Para ajudar na luta contra a Covid 19, a revista propõe o debate sobre produtos que, além de desinfectar, também se tornaram primordiais na proteção da saúde humana, como a água sanitária; e orientações para praticar exercícios em casa. Também há estudos referentes à fibra de levedura com potencial terapêutico para diabetes ‘Mellitus’ tipo 1; os riscos e usos não previstos ao expressar sentimentos nas redes sociais; a silagem de espiga de milho e resíduos da colheita como alternativas para alimentar novilhos e garantir uma carne de qualidade, e muito mais.

Na versão impressa, cinco mil exemplares da revista serão distribuídos gratuitamente em Lavras.  A versão on-line já está disponível.    Acesse a revista Ciência em Prosa: https://ufla.br/revista

Reportagem: Pollyanna Dias, jornalista- bolsista Comunicação UFLA