Pesquisa propõe método preciso, prático e rápido na elaboração de rações para frangos de corte
A união entre as áreas de Estatística e Zootecnia resultou em metodologias computacionais inovadoras e promissoras para a área da avicultura
A indústria brasileira ligada à produção de frangos de corte ocupa uma posição de destaque no cenário econômico nacional e internacional, com previsões de bater recorde em 2021. Para que o produto chegue com qualidade ao consumidor, os cuidados se iniciam na alimentação das aves. Produtores buscam elaborar rações balanceadas e com teor nutricional necessário para o desenvolvimento adequado das aves, minimizando custos e impactos ambientais.
Com o intuito de contribuir para esse mercado, pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveram uma metodologia que calcula a quantidade necessária de alimento a ser consumida pelo frango, oferecendo assim uma ração balanceada. A linha de pesquisa, com professores do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET/UFLA) e da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV/UFLA), é inovadora por oferecer um método preciso, prático e rápido.
Saiba mais em Portal da Ciência.