Ir direto para menu de acessibilidade.
Controle Biológico

Saiba como as “Tesourinhas” têm sido grande aliadas no controle de pragas na agricultura

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Terça, 23 Fevereiro 2021 10:18 | Última Atualização: Terça, 23 Fevereiro 2021 10:22 | Acessos: 185
Tesourinha em uma planta
Encontrar uma Tesourinha é muito comum nessa época do ano. Foto: Pixabay

Com dias chuvosos e mais úmidos, nessa época do ano é mais fácil nos depararmos com esse inseto em nossas casas. De hábito noturno, as “tesourinhas”, como são popularmente conhecidas, são artrópodes da ordem Dermaptera e podem ser encontradas escondidas em frestas. Por possuírem pinças no final do abdome, muitas vezes as tesourinhas são vistas como inimigas do homem, mas a ciência mostra que esses insetos são inofensivos aos humanos e ainda ajudam a controlar pragas como tripes, ácaros, pulgões, ovos de insetos, entre outros, nas residências e também no campo, principalmente em lavouras de milho, através do controle biológico, como mostra uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Saiba mais no Portal da Ciência.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.