COVID-19

Estudo de pesquisadores da UFLA indica alterações no ciclo menstrual e na saúde mental das mulheres durante a pandemia

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 31 Março 2021 13:46 | Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 10:29
Gentileza solicitar descrição da imagem

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) analisou os impactos da pandemia da Covid-19, no Brasil, sobre a saúde mental e o ciclo menstrual de mulheres em fase reprodutiva. Os resultados mostraram que a maioria das mulheres relatou surgimento de novos sintomas relacionados à saúde mental (97%) e/ou alterações em seus ciclos menstruais (77%), ciclos esses que eram considerados normais antes do período de emergência em saúde pública.

As mulheres mencionaram modificações como: alteração no número de dias do ciclo menstrual, número de dias de menstruação, fluxo menstrual, coloração e odor da menstruação, além de apresentarem escapes menstruais. As entrevistadas também afirmaram ter havido alterações nos sintomas do período de Tensão Pré-Menstrual (TPM) e na libido (que, para a maioria delas, diminuiu).

Clique e leia a reportagem completa no Portal da Ciência.

Imagem ilustrativa: Pixabay