PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL

Pesquisa analisa a busca de alimentos pelas formigas nos diferentes biomas do Brasil – Clima é um dos fatores que influenciam

Escrito por Claudinei Rezende da Silva | Publicado: Segunda, 29 Março 2021 16:57 | Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 10:29
Gentileza solicitar descrição da imagem
Experimentos foram realizados nos seis biomas brasileiros

As formigas têm função importante na natureza, dispersando sementes e controlando pragas quando saem para buscar alimentos, por exemplo. Mas, se houver alterações climáticas e mudanças na produtividade das plantas, as formigas podem mudar seus hábitos de alimentação, e isso interfere na ação que terão sobre o meio ambiente. Ou seja, alterações climáticas impactam a vida das formigas, o que, por sua vez, pode trazer novos impactos para os ecossistemas. Essa reflexão pode ser feita a partir de um artigo publicado pela revista Journal of Biogeography nesse domingo (28/3), de autoria de pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da University of Liverpool, da Inglaterra.

A pesquisa analisou o processo de busca por alimentos feito pelas formigas, conhecido como atividade de forrageio. É o primeiro estudo sobre alimentação de formigas a englobar diferentes espécies, em todos os seis biomas do Brasil (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal). Os resultados apontam para importantes conclusões inéditas sobre como as escolhas alimentares desses insetos é afetada pelos variados climas do País e pela produtividade primária, que é a quantidade de energia produzida pelas plantas para os animais consumirem.

Leia a reportagem completa no Portal da Ciência.